>
>
“Personagens Eternas!”

“Personagens Eternas!”

  Há personagens que passam pela vida, jamais serão lembrados, outros são marcados por acontecimentos, pelo que representaram para a

 

Há personagens que passam pela vida, jamais serão lembrados, outros são marcados por acontecimentos, pelo que representaram para a sociedade, à história, ao mundo. Há personagens que marcaram sendo exemplos para não serem seguidos ou imitados, outros fizeram a diferença e continuarão sendo holofotes para as gerações.


Desejo aqui trazer o reconhecimento de pessoas, no campo da fé e da espiritualidade cristã, algumas, é claro, mudaram o rumo do comportamento humano e são protótipos para a humanidade.


Primeiro, Jesus Cristo, pessoa inquestionável o qual mudou o conceito da presença de Deus no mundo, a visão da eternidade e a incontestável vivência do amor como fundamento para uma vida equilibrada, segura, de comunhão entre o divino e humano e crescimento integral.


No chamado Antigo Testamento, ou Primeiro Testamento, contamos com personagens marcantes, como Abraão, Moisés, Isaías, Davi, Zacarias e tantos outros. Na passagem para o Novo Testamento, contamos com João Batista, em contraposição com personagens do reinado e alguns líderes religiosos. Maria e José, os escolhidos para acolher uma vida que vem da vontade de Deus, acolheram Jesus. Seguindo o caminho da história, aparecem São Pedro e São Paulo, verdadeiras colunas da fé, consolidadas no “alicerce” do Cristo Morto e Ressuscitado. Sem menosprezar os demais personagens do seu tempo, quanto os posteriores, no decorrer de mais de dois mil anos, desejo evidenciar os dois citados acima.


Pedro e Paulo, apóstolos de Cristo: Pedro conviveu com Jesus, o primeiro a ser convidado a ser seu discípulo, recebeu a tarefa de conduzir a Igreja fundada por Jesus Cristo; Paulo, não conviveu com Jesus em vida, e, possivelmente, não o conheceu pessoalmente. O seu encontro com Jesus se deu no Caminho, da perseguição ao encontro com Ele proporcionando a mudança radical da vida. Os dois concluíram a vida sendo martirizados em Roma, por ordem de um imperador egocêntrico e amante da violência. A data da passagem para a eternidade é lembrada no dia 29 de junho.


São Pedro, com profissão de pescador, recebeu o convite para seguir o Mestre Jesus. No caminho do seguimento, Pedro teve muitos momentos de crise. Teve dificuldades para entender a proposta que Jesus apresentava. Tentou convencer o Mestre a se desviar do caminho, ele O negou no momento da prisão e julgamento, tentou fugir da responsabilidade, mas, iluminado pelo Espírito Santo, conduziu a Igreja Primitiva de acordo com a vontade do Filho de Deus, até as últimas consequências.


São Paulo, oficial romano, encarregado a prender qualquer pessoa que se manifestasse seguidor de Jesus Cristo, na expedição para Damasco, teve a visão conturbada e ouviu a voz que o denunciou por estar perseguindo o próprio Jesus de Nazaré e foi convidado a se apresentar na comunidade local. A vida de Paulo deu uma guinada total: ele se transformou no mais entusiasta missionário de Cristo e anunciador do Ressuscitado e das suas obras. Encorajado pela sua experiência militar, levou a mensagem para o maior número de culturas e povos. Paulo abriu o caminho levando a Boa Notícia para além dos muros de Jerusalém, Galileia e do povo de Israel.


Muito podemos falar destes personagens eternizados. Faz refletir sobre o jeito em que nós vivemos e o que estamos construindo para o mundo ser melhor!

 

 

 

Compartilhe

Formações relacionadas

05 de dezembro de 2025

04 de dezembro de 2025

28 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.