>
>
Obrigado pelo batismo

Obrigado pelo batismo

  O Tempo do Natal se encerra na celebração do Batismo do Senhor. Jesus vai ao encontro de João Batista

 

O Tempo do Natal se encerra na celebração do Batismo do Senhor. Jesus vai ao encontro de João Batista para ser batizado e após vê o céu aberto, o Espírito descer sobre ele e escutar uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer” (Mc 1,7-11). Logo após inicia sua missão que São Pedro assim resume: “Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele” (Atos dos Apóstolos 10, 34-38).

Celebrando e meditando o Batismo do Senhor e a sua missão somos conduzidos a celebrar e meditar sobre o nosso batismo e a missão de seguidores de Jesus. O batismo marcou o início da missão de Jesus, assim como marca o início da vida cristã. Que grande dádiva é o batismo. Se faz necessário dizer diariamente “obrigado” pelo grande dom recebido, e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade de viver conforme o dom da vida recebido.

A liturgia batismal conduz, através dos ritos, o batizando, os pais e padrinhos a vivenciarem este dia sagrado, dos quais destaco dois ritos. O ritual sacramental inicia com um diálogo. “O que pedes à Igreja de Deus? Ou o que desejas? Ou para que viestes? ” As respostas também podem ser variadas: “A fé; ou a graça de Cristo; ou a admissão na Igreja; ou a vida eterna”.

A resposta, em outras palavras, revela o desejo de uma vida boa, de qualidade, uma vida verdadeira, de felicidade, de paz. Também está manifesto o desejo da eternidade que é um futuro desconhecido, como o é o dia de amanhã. Os pais ao levarem a criança para o batismo ou o adulto que pede o batismo está reconhecendo a incapacidade de garantir esta vida desejada no tempo futuro e, por isso, dirigem-se ao Senhor para obter dele este dom.

Também surge a pergunta: Como este desejo vai se concretizar? A resposta vai em duas direções. O batizado é inserido na Igreja que dispõe de meios para acompanhá-lo toda a vida. Oferece irmãos e irmãs para estarem presentes nos dias de alegria e de festa, como nas noites escuras da vida, como consolo e luz. O auxílio constante dos sacramentos são meios eficazes das graças divinas. A segunda direção da resposta lembra-nos que a família de Deus é destinada para ser eterna, porque é comunhão com Jesus Cristo que venceu a morte e tem nas mãos as chaves da vida. O batismo insere na comunhão com Cristo e assim dá a vida, e a vida eterna.

Um segundo rito a ser destacado é outro diálogo composto de três “não” e três “sim”. O batismo sendo um dom, o dom da vida, mas para ser acolhido e ser vivido exige um não e um sim. Toda amizade verdadeira desenvolve-se dizendo “não” ao que é incompatível com ela e um “sim” que a confirme e a fortaleça. Diz-se “não” ao pecado, a tudo o que causa desunião e ao demônio. Dizer “não” a tudo o que conduz e causa a morte, a uma “anticultura” que se manifesta, por exemplo, na droga, na felicidade falsa da mentira, dos preconceitos, no desprezo ao próximo e pelos que sofrem, pela ilusão das falsas promessas de felicidade, enfim é dizer “não” a tudo que ilude e causa a morte.

A seguir são ditos três “sim”: ao Deus criador que dá sentido à criação e à vida; a Jesus Cristo que deu a vida por amor e mostra o caminho da vida; e um “sim” à comunhão com a Igreja, na qual o batizando está pedindo para fazer parte e dela receber todos os dias os cuidados. O sim também pode ser ligado aos mandamentos: sim à família (4º mandamento); à vida (5º); “sim” ao amor responsável (6º); “sim” à solidariedade, à responsabilidade social, à justiça (7º); “sim” à verdade (8º); “sim” ao respeito do próximo e do que lhe é próprio (9º e 10º). É esta a teologia da vida, da cultura da vida, que se torna concreta, praticável e bela na comunhão com Cristo que caminha conosco na companhia dos seus amigos, na grande família da Igreja.

 

Compartilhe

Formações relacionadas

21 de novembro de 2025

21 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.