>
>
Musicalidade do Viver!

Musicalidade do Viver!

Harmonia? Substantivo feminino que se traduz pela combinação de elementos interligados por relação de pertinência, capaz de produzir uma sensação

Harmonia? Substantivo feminino que se traduz pela combinação de elementos interligados por relação de pertinência, capaz de produzir uma sensação prazerosa, agradável. No campo musical a Harmonia compõe a área de estudos sobre as relações encadeadas em sons simultâneos, respeitando normas que originam processos à composição. Na vida cotidiana, harmonia, compreende ausência de conflitos, ou seja, a vigência da paz.

Afinidade, coerência, amizade são sinônimos de harmonia. Quando pensar em música, entender-se-á a harmonia como um conjunto de notas musicais que, dialogando entre si, gestam uma base melódica. A articulação das notas musicais compõe os acordes. Um conjunto de notas, trabalhando amistosamente, compila um acorde musical e a afinidade de acordes dispõe, de forma lógica e ordenada, uma sequência musical harmônica. Terá a alteridade humana semelhança harmônica?

 Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, chamadas notas fundamentais, são as sete notas musicais que inspiram a compilação de inúmeros acordes. Para a formação do acorde de Dó Maior, por exemplo, estarão trabalhando em equipe as notas Dó, Mi e Sol. Ao musicista é essencial conhecer, a saber, o instrumento a ser tocado, a teoria musical, e dispor de habilidade para que haja musicalidade na execução da melodia. Ao violonista ter domínio sobre o braço do violão é deveras salutar para que possa montar e alterar acordes na composição musical. Na dinâmica do bem viver societário, estão dispostos sete dias semanais, nos quais as pessoas se relacionam, por formas diversas, construindo projetos e articulando sonhos. É-nos perceptível a musicalidade prazerosa da vida para todas as pessoas no contexto contemporâneo?

Requisito importante à arte musical é, sem dúvida, a afinação. Em situações irrequietas à integralidade do existir humano, cultural, econômico, político e eclesial, que fazer para redescobrir a fraternidade social, a amorosidade? Para que uma orquestra apresente uma peça musical, por certo, haverá necessário ajuste, de forma que as notas emitidas pela multiplicidade de instrumentos e vozes coincidam, em frequência, respondendo a escala musical. Havendo desarmonia, seja na afinação e ou na execução, torna-se perceptível e prejudicial à musicalidade; isto é, instaura-se uma incoerência melódica, oscila a “paz”. Cifras e partituras são, diga-se, auxiliares técnicos significativos à regência, aos vocais e instrumentistas.

A musicalidade do viver realiza-se na capacidade de encontrar caminhos à harmonia, ritmo saudável do coração humano, apesar das turbulências do existir. A sagrada escritura ensina que Jesus Cristo, referência ímpar à humanidade, vivia em profunda sintonia com Deus: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-20). Às pessoas de boa vontade, articular ações e relações fraternas na orquestra filarmônica social do existir societário implica compor, em comunhão, partituras e cifras capazes de conduzir à regência do bem viver, sabendo-se conscientemente haver possíveis turbulências harmônicas no decorrer dos processos gestores de humanidade. 

 

 

Compartilhe

Formações relacionadas

07 de novembro de 2025

06 de novembro de 2025

30 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.