>
>
Lumen Gentium: inspiração para a vivência do espírito sinodal nas comunidades

Lumen Gentium: inspiração para a vivência do espírito sinodal nas comunidades

No início do percurso sinodal, afirmara o Papa Francisco: “Vivamos este Sínodo no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu

No início do percurso sinodal, afirmara o Papa Francisco: “Vivamos este Sínodo no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu ao Pai pelos seus: “Para que todos sejam um só” (Jo 17, 21). É a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce de nos sentirmos abraçados pelo único amor de Deus” (Discurso do Papa Francisco, 09 de outubro de 2021). De fato, em meio à indiferença perpetrada, sobretudo, por causa do egoísmo humano, é preciso resgatar o cerne de nossa fé cristã: o amor de Deus que nos fez todos irmãos e irmãs.

Em contiguidade à vivência sinodal é importante rememorar a Constituição Dogmática Lumen Gentium (LG). Este texto trata da natureza da Igreja e enfatiza a importância da participação ativa de todos os seus membros na vivência eclesial. Por isso, atualmente, ela nos inspira à dinâmica da unidade em detrimento de uma cultura egocêntrica que tende à vivência de uma fé individualista e indiferente, o que, em sua essência, é extremamente equivocada.

Neste belíssimo texto somos exortados à vivência afetiva e efetiva da unidade, na certeza de que “O filho de Deus, vencendo, na natureza humana a Si unida, a morte, com a Sua morte e ressurreição, remiu o homem e transformou-o em nova criatura (cf. Gál. 6,15; 2 Cor. 5,17). Pois, comunicando o Seu Espírito, fez misteriosamente de todos os Seus irmãos, chamados de entre todos os povos, como que o Seu Corpo” (LG, n. 7).

Não há como viver a missão em nossas comunidades eclesiais se, antes, não pressupormos tal certeza: somos um só corpo e, portanto, uma só família. A LG, neste sentido, provoca-nos à sensibilidade em relação aos nossos irmãos e irmãs, isto porque o espírito sinodal promove a comunhão e a colaboração entre os membros da Igreja, reconhecendo que todos têm um papel vital a desempenhar na missão evangelizadora. Por isso, somos chamados a viver em comunhão uns com os outros, compartilhando os dons e talentos para o bem comum.

Ao olhar para a Lumen Gentium como fonte de inspiração, lembremo-nos de que uma das referências à Igreja é a compreensão de Povo de Deus. Neste sentido, somos, enquanto comunidades, exortados à uma cultura missionária de participação e comunhão, enquanto único Povo. Que o espírito sinodal se torne, cada vez mais, realidade viva e palpável, fortalecendo nossas comunidades eclesiais.

Estamos vivendo nossa missão comunitária através da comunhão e participação? Quais atitudes podem contribuir para a vivência da unidade?

Pe. Felipe Varela
Formador – Diocese de Lages

Silvonei Luiz Roling
Graduado em Teologia pela Itepa Faculdades

Compartilhe

Formações relacionadas

05 de dezembro de 2025

04 de dezembro de 2025

28 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.