Temos por costume pensar e falar, em questões de liturgia, que o Ano Litúrgico começa no primeiro domingo do Advento. Entretanto, é bom recordar que o Ano Litúrgico não tem começo nem fim e que, em todo ano comemoramos a Páscoa e o Natal, as duas maiores festas cristãs. A mais importante é a Páscoa, quando celebramos a ressurreição de Jesus, e o tempo de preparação que a precede é a Quaresma. A festa do Natal também é precedida por um tempo de preparação, que chamamos de Advento.
O Advento faz parte do Ciclo do Natal e prepara-nos, como cristãos, para as festividades do Natal do Senhor Jesus, caracterizando-se por começar com as primeiras vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das primeiras vésperas do Natal do Senhor, conforme orientações das Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral, nº40. Em sua estrutura de quatro semanas, o Advento nos é apresentado como um tempo de alegre expectativa e preparação para a vinda de Jesus Cristo ao mundo.
Nos subsídios para formação da CNBB, Liturgia em Mutirão, o Pe. Marcelo Rezende Guimarães nos lembra que “a palavra Advento, como tantos outros termos importantes do cristianismo, foi tirada do vocabulário pagão, e significa chegada ou vinda. Ao longo do tempo, foi assumindo o sentido tanto do nascimento do Senhor (O Senhor veio), quanto da preparação para este evento (o Senhor vem) e também da espera da segunda vinda de Cristo (o Senhor virá).”
As Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral nos falam sobre o Tempo do Advento: O Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como tempo de piedosa e alegre expectativa (NALC 39).
No tempo do Advento, a cada domingo acendemos uma vela da Coroa do Advento e elas nos lembram que a luz do Salvador brilhará sobre nós.
Nos domingos do Tempo do Advento, as leituras do Evangelho referem-se à vinda do Senhor no final dos tempos, à João Batista, o precursor de Jesus e aos acontecimentos que prepararam mais proximamente o nascimento do Senhor. Quanto às leituras dos dias de semana, do início do Advento até 16 de dezembro lê-se o livro de Isaías, sem excluir as partes importantes que se leem também aos domingos. O Evangelho desses dias são relacionados à primeira leitura. A partir da quinta feira da segunda semana começam as leituras do Evangelho sobre João Batista; a primeira leitura é uma continuação do livro de Isaias ou um texto relacionado com o Evangelho. Na última semana antes do Natal, leem-se os acontecimentos que prepararam imediatamente o nascimento do Senhor, que podem ser do Evangelho de São Mateus (cap.1) ou de São Lucas (cap.1). Para primeira leitura foi feita a seleção de alguns textos de diversos livros do Antigo Testamento, de acordo com o Evangelho do dia.
“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais...” Preparemos nosso coração neste Advento para fazermos dele a manjedoura onde Jesus nascerá... “Com as lâmpadas acesas te esperamos, ó Senhor...”
Fonte: Ana Maria Spannenberg