>
>
Jovens, cheias de graça!

Jovens, cheias de graça!

As redes sociais, neste contexto de isolamento e, por que não dizer, clausura social, transmitem-nos informações e possíveis contatos com

As redes sociais, neste contexto de isolamento e, por que não dizer, clausura social, transmitem-nos informações e possíveis contatos com pessoas amigas, familiares e outras tantas, muitas vezes, desconhecidas até. Observando, despretensiosamente, a timeline contemporânea e as publicações diversas, é-nos permitido contemplar belezas singelas e profundas no que tange a alteridade humana e o construto de significações de amorosidade, espiritualidade e transformações socioculturais, político econômicas e eclesiais.

Há, no imaginário popular, coletivo, certa ligação entre as expressões “mãe”, “mulher” e o quinto mês anual, maio. Talvez, remeta à comemoração do dia dedicado às mães, celebrado no segundo domingo, a cada ano. Há uma proximidade, pode-se dizer, com relacionamentos afetivos, pois, maio é preferível, dentre as solenes datas, para a realização de enlaces matrimoniais; o chamado mês das noivas. Ademais, maio é, na religiosidade cristã, dedicado à devoção mariana. Maria, a jovem mulher, mãe de Jesus e da Igreja. É prudente, contudo, recordar a “primavera das mulheres”, historicamente grifada às ruas parisienses, em maio de 1968, como revolução social a marcar o papel feminino na sociedade mundial.

Mulheres, adolescentes e jovens, adultas e anciãs, compõem 51,8% da população brasileira, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2012-2019) do IBGE. No Rio Grande do Sul, a saber, 51,3% da população é feminina, residente majoritariamente em centros urbanos, pois, somente 2,4% das mulheres habitam áreas rurais. Todavia, no tocante à representatividade ao mercado de trabalho, a majoritária população feminina não compõe índices superiores aos masculinos. Segundo dados estatísticos, a população economicamente ativa (PEA) feminina corresponde a 45,6% das trabalhadoras gaúchas e 44,6% na totalidade brasileira. As sul-rio-grandenses, ainda, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2020), estão em 4º lugar no ranking nacional de violência contra a mulher. Triste índice, infelizmente.

Cheias de graça, as mulheres, representam significativa presença, outrossim, nos círculos familiares, nos espaços religiosos, educacionais, hospitalares, entre outros. Há, dentre nossas memórias afetivas, a mulher, seja ela: mãe, irmã, amiga, namorada, educadora, catequista, enfermeira, etc.; não é verdade? Talvez, a mulher, seja você, estimada leitora. A escritura sagrada, por exemplo, resgata inúmeras mulheres na história salvífica do povo: Sara, Tamar, Raab, Rute, Ester e outras, presentes inclusive, na genealogia de Jesus (Mt 1,1-17). A jovem Maria, noiva de José, foi àquela que escutou a saudação angelical: “Alegra-te, cheia de graça: o Senhor está com você!” (Lc 1,28). Seu protagonismo transformou a história da humanidade. Memorada, em milhares de nomes, Maria é a Senhora Nossa, Mulher e Mãe, discípula e apóstola cristã.

Ao concluir, reporto-me às jovens e corajosas mulheres, dentre elas, algumas que são mães. Menciono, com respeito e admiração, Ana Paula, 26 anos, estudante, técnica de enfermagem e socorrista, mãe da Ana Clara; e Patrícia, educadora, analista de relacionamento comercial, 29 anos, mãe da Maria Clara. Mulheres brasileiras, gaúchas, jovens, mães, solteiras, trabalhadoras e, como Maria, “cheias de graça”, por diversos sinais e testemunhos à existência societária e seus contextos controversos. Ambas, Ana e Patrícia, protagonizam projetos de vida, laboram, são mães das “Claras” e, com auxílio de suas matriarcas, reconstroem caminhos, diuturnamente, salvaguardando a fé. Jovens, cheias de graça, são estas e outras, as mulheres de outrora, de agora e, no esperançar, do amanhã!

Compartilhe

Formações relacionadas

07 de novembro de 2025

06 de novembro de 2025

30 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.