>
>
Gostaria de tomar-vos pela mão!

Gostaria de tomar-vos pela mão!

“Dar as mãos e construir, passo a passo caminhar” reverbera a canção, intitulada: “Senhor, que queres de mim?” (Jorge Trevisol

“Dar as mãos e construir, passo a passo caminhar” reverbera a canção, intitulada: “Senhor, que queres de mim?” (Jorge Trevisol e Osmar Coppi); e diz mais: “Como nasce o dia e vai cair no entardecer. Como saem as aves pra seu ninho construir. Como a natureza tem seu tempo, cor e flor. Força da semente, muito amor. É assim que o povo vai fazendo acontecer. Este mundo novo que as crianças hão de ver. Sem temer o mal, a esperança irá surgir. Nova humanidade a se fazer!”

“Gostaria de tomar-vos pela mão, mais uma vez, para continuarmos juntos na peregrinação”, diz o Papa Francisco, aos jovens e às jovens, ao escrever a mensagem por ocasião da XXXVI Jornada Mundial da Juventude que celebra o tema: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16). Rumo à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023, motiva-se a Jornada Mundial da Juventude Diocesana prevista para 21 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, neste 2021, em cada arquidiocese/diocese. É salutar recordar que a organização mundial juvenil é fruto da articulação e organização primeira, isto é, em cada comunidade eclesial, em cada grupo de jovens, cada comunidade paroquial, diocese e arquidiocese, em cada regional, pais e/ou continente.

A força juvenil é fermento de transformação sócio eclesial, político econômico e cultural há décadas na história e na experiência de fé do povo de Deus. A sagrada escritura, a saber, recorda importantes personagens bíblicas como referenciais às ações sócio transformadoras e libertadoras. Abraão, acolheu e discerniu o chamado vocacional rumo à nova terra (Gn 12,1-3). O jovem Moisés escuta, ao coração, “vai, eu te envio” (Ex 3,10) e parte, articulando pessoas, rumo à terra prometida. A jovem Rute une-se a Noemi à caminhar na esperança de uma experiência nova de vida: “aonde você for, eu também irei” (Rt 1,16). Elias percebeu-se tocado pela mão divina ao escutar: “Levante-se e coma, porque o caminho que você tem a percorrer é longo demais” (1Rs 19,7). Ester, jovem rainha, quando interpelada a expressar seu desejo, à sua práxis, solicitou dignidade e justiça social: “o meu desejo é a vida do meu povo” (Est 7,3). Quais mãos conduzem, hoje, à vida, à utopias concretas?

“Quando cai um jovem, de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse. Queridos jovens, que grande potencialidade tendes nas vossas mãos! Que força trazeis nos vossos corações!” – expressa Francisco, Sumo Pontífice. Quando, em 1205, diante da cruz, na Igreja de São Damião, Francisco de Assis, experimenta-se à escuta do coração juvenil a pulsar, teria ouvido, por três vezes: “Francisco, vai e reconstrói a minha igreja-casa que, como vês, está ruindo”. Àquele reconstrói a Igreja-Casa, como um “Efatá” (Mc 7,34), isto é, abra-se ou abre-te, reconfigura, à vivência juvenil de Francisco, uma perspectiva totalmente nova de ação e articulação na realidade a qual experimentava.

À memória é ímpar mencionar que Francisco de Assis viveu no período contextual às cruzadas. Destas, resta, historicamente, lamentar o equívoco metodológico eclesial da Instituição. Articulando organização, unido a outras pessoas, Francisco opta por outro caminhar: ser instrumento de paz e bem! No presente, por um instante, pensemos em Carlo Acutis que, através da internet, alcançou o coração de muitas pessoas, sendo sinal de esperança e coragem. Carlo, talvez pelo mouse, tocou as mãos de milhares de outros(as) jovens rumo à novas perspectivas de evangelização.      

            A Pastoral da Juventude (PJ), por exemplo, neste 2021, articula-se à celebrar seu aniversário jubilar de 40 anos como grupo pastoral organizado e articulado no Rio Grande do Sul, ao passo que, no Brasil, caminha para o jubileu de ouro, 50 anos, em 2023. A PJ a partir de 1980, é reconhecida no RS como novo embrião, quando “nos dias 31 de maio e 01 de junho, em Porto Alegre, alguns jovens, representantes das dioceses de Rio Grande, Porto Alegre, Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Passo Fundo se reuniram para pensar uma organização conjunta”. A criação da Comissão Regional de Jovens (CRJ), em 1981, oficializou a Pastoral da Juventude do RS (PJRS), ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É mister dizer que toda a ação evangelizadora envolvendo a práxis pastoral da Igreja Católica, nas décadas que antecedem este período, são consideradas importantes, principalmente a Ação Católica Especializada (ACE). Há, é verdade, outras organizações juvenis, deveras importantes à vida eclesial e social. À sinodalidade, hoje, é fundamental “dar as mãos e (re)construir!”

Urge, neste tempo contemporâneo, entrelaçar dedos, mãos, braços à reconstrução da utopia do “esperançar” como diz Paulo Freire, pois, “se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anunciá-lo, não pode esperar que lhe deem muitas lições ou longas instruções. Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus” (Evangelii gaudium, n. 120). “São tantos projetos impedindo o acontecer deste novo Reino de justiça e de paz. Mas é bem maior a nossa força em mutirão”, diz a canção.

Permito-me parafrasear Francisco, por fim, para dizer-vos: “gostaria de tomar-vos pela mão” para continuarmos, juntos e juntas, articulando projetos e sonhos possíveis neste Kairós (tempo/momento oportuno) de reconstruir esperanças, vencendo as adversidades provenientes, não apenas consequentes da pandemia (Covid-19), mas de outras sindemias a assolar-nos. “Por isso, hoje, Deus diz a cada um de vós mais uma vez: ‘Levanta-te!’ Espero de todo o coração que esta mensagem ajude a preparar-nos para tempos novos, para uma página nova na história da humanidade. Mas não há possibilidades de recomeçar sem vós, queridos jovens. Para levantar-se, o mundo precisa da vossa força, do vosso entusiasmo, da vossa paixão […]. Nenhum jovem está fora do alcance da graça e da misericórdia de Deus. De ninguém se pode dizer: Está demasiado longe… É demasiado tarde… Quantos jovens sentem a paixão de se opor e ir contra corrente, mas trazem escondida no coração a necessidade de se comprometer, de amar com todas as suas forças, de se identificar com uma missão […]! Quanta força e paixão vivem também nos vossos corações, queridos jovens!” (Papa Francisco).

 

Compartilhe

Formações relacionadas

05 de dezembro de 2025

04 de dezembro de 2025

28 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.