FORMAÇÕES
14.Abr - Coordenadores e referenciais da animação bíblico-catequética das arqui/dioceses participam de reunião em Santa Maria

Estiveram reunidos em Santa Maria/RS, nos dias 11 e 12 de abril os coordenadores de catequese e os referenciais da animação bíblico-catequética das dezoito arqui/dioceses que compõem o Regional Sul 3 da CNBB. O objetivo principal do encontro foi estudar o documento 112 da CNBB, publicado em dezembro de 2022, intitulado: “Critérios e itinerários para a instituição do ministério de catequista”.

O documento da Conferência dos Bispos contém as diretrizes para a instituição do ministério do catequista, recuperado na Igreja através do Motu Próprio Antiquum Ministerium, publicado pelo Papa Francisco em maio de 2021. O Motu Próprio do Papa recorda que o ministério de catequista na Igreja é antigo e remonta aos primeiros séculos da era cristã, em que os catequistas eram instituídos como ministros da catequese das comunidades primitivas. O documento 112, seguindo as orientações do Papa, enfatiza que o ministério de catequista é estável, ou seja, uma vez que o catequista for instituído ministro ele o será para sempre.

Contudo, existem alguns critérios a serem observados antes da instituição do catequista como ministro, tais como: formação bíblica, teológica e pedagógica consistente, ter no mínimo 20 anos de idade e cinco anos de atuação como catequista na sua comunidade de fé. A CNBB, por meio do documento 112, delegou às arqui/dioceses os critérios para a formação e preparação dos catequistas. A Conferência dos Bispos aguarda a aprovação do rito de instituição do ministério do catequista pelo Dicastério competente em Roma.

Vem aí a III Jornada Estadual de Catequese!

Um dos momentos mais importantes do encontro em Santa Maria foi o lançamento da 3ª Jornada Estadual de Catequese, que acontecerá no dia 27 de agosto, em Santa Maria. O tema desta Jornada será: “A Vocação Querigmática do Catequista” e o lema “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos! (1Jo1,3). O Pe. Wilson Fernandes, coordenador Regional da Animação Bíblico-Catequética, explica sobre a organização do encontro e partilha as expectativas para a Jornada:

Esperamos reunir em Santa Maria cerca de 6 mil catequistas das nossas 18 arqui/dioceses, para reanimarmos e reavivarmos todo o processo de Iniciação à Vida Cristã no Estado do Rio Grande do Sul. Em função dos limites impostos pelas regras de segurança para grandes eventos como este, as vagas serão limitadas. Contudo a Comissão está trabalhando para que seja um dia de vivência, de aprofundamento e de comunhão fraterna, para que cada catequista saia impulsionado para testemunhar sua experiência de encontro com Jesus Ressuscitado.

Conforme ressalta o Pe. Wilson, a participação nesta III Jornada Estadual será limitada e as inscrições deverão ser feitas diretamente com os coordenadores arqui/diocesanos da Animação Bíblico-Catequética em cada Igreja Local.

fonte: https://cnbbsul3.org.br/animacao-biblico-catequetica-lanca-jornada-estadual-de-catequese/

Equipe Arquidiocesana de Catequese

A Equipe Arquidiocesana de Catequese é formada por leigos e religiosos que, além de coordenar os processos de catequese na Arquidiocese, se responsabilizam pela Página Catequética - artigo publicado mensalmente no Jornal Presença Arquidiocesana e replicado nesta seção.