FORMAÇÕES
13.Ago - 3ª Jornada Estadual de Catequese do Regional Sul 3 - CNBB
3ª Jornada Estadual de Catequese do Regional Sul 3 - CNBB

“O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos! (1Jo 1,3)

Ir. Silvania Fátima Golfetto, IUFMI

Coordenadora Arquidiocesana da AB-C-IVC

No contexto da celebração do 3º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação: Graça e Missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho (cf. Lc 24, 32-33), temos a alegria de celebrar a 3ª Jornada Estadual Catequética do Regional Sul 3 da CNBB. A Jornada foi pensada para o 4º Domingo do mês de agosto, onde rezamos e recordamos a vocação leiga e a vocação do catequista. O tema e o lema proposto é: A Vocação Querigmática do Catequista - “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos! (1Jo1,3).

Torna-se significativa a proposição do Regional Sul 3 em realizar uma Jornada Catequética no contexto do 3º Ano Vocacional definindo como tema o aprofundamento da Vocação Querigmática do Catequista.

O texto base do Ano Vocacional diz que Vocação é graça: “Jesus chamou e enviou os que ele quis” (Mc 3,13-19. Entre tantas outas reflexões, podemos afirmar a partir da experiência que Vocação é chamado que aquece o coração de quem escuta e decide colocar-se a caminho para dar uma resposta ao Senhor que chama. Nesse sentido, vale recordar que a origem, o centro e a meta de toda vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

No contexto do Ano Vocacional e da Jornada Estadual Catequética, podemos afirmar que a Vocação Querigmática do Catequista está profundamente ligada à dimensão do dom e da graça que precede qualquer resposta humana. Antes de tudo, o chamado é dom de Deus, é iniciativa de amor do próprio Deus que se dirige à pessoa na liberdade e na gratuidade.

Jesus, para manifestar a gratuidade do amor do Pai, chamou muitos homens e mulheres ao seu seguimento. A esses Jesus deu a conhecer a proposta do Reino favorecendo antes de tudo a aproximação e a experiência da Sua pessoa como Messias e Mestre. A graça deste chamado faz com que a vida de quem acolhe o convite “Vem e segue-me” seja transformada e direcionada a partir do dom que recebeu. A pessoa que acolhe a Vocação como dom e graça é transformada pela ação amorosa e misericordiosa de Deus Pai, que em Jesus Cristo chama, acolhe, integra, propõe caminhos de conversão e envia para a missão. Partindo dessa afirmação, podemos dizer que a Vocação do ser catequista é querigmática na sua essência.

O catequista é, antes de tudo, chamado a se deixar encontrar pelo Senhor e a partir desse encontro, testemunhar com a própria vida a alegria do seguimento e do discipulado. O catequista realiza a sua missão como discípulo-missionário, com “coração ardente e pés a caminho” sem medo de anunciar o Evangelho e dar a conhecer a pessoa de Jesus Cristo. Aquele que experimenta a vocação como dom e graça e que tem consciência da sua vocação querigmática, não retém para si a experiência de fé que faz em sua vida cristã, mas a comunica aos outros com a força do testemunho que é anúncio de Vida Nova. Vive sua vocação querigmática na comunidade eclesial pela qual é enviado a fazer ecoar a Boa Notícia: “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos!” (1Jo1,3).

A transmissão da fé constitui hoje um dos maiores desafios pastorais, sobretudo se entendermos a fé como experiência fundamental que gera entrega, conversão, sentido existencial, projeto de vida. Conscientes desta realidade, é importante refletirmos sobre os desafios e possibilidades que se apresentam na prática pastoral da Animação-Bíblico-Catequética de Iniciação à Vida Cristã.

Em todos os tempos, o processo de evangelização é um caminho que se percorre realizando a mesma missão de Jesus, o que significa que a ação catequética assume processos formativos que visam à educação e à transmissão da fé, a fim de formar discípulos missionários e renovar a comunidade eclesial. Desta forma, anunciar “o que vimos e ouvimos” requer, antes de tudo, a descoberta da vocação do ser catequista como experiência de encontro com Jesus e com o Evangelho. É permitir que a Palavra de Deus faça arder o coração de amor pelo Projeto de Jesus Cristo e pela vida do Reino.

Ao celebrar o dia do catequista, tendo como pano de fundo o 3º Ano Vocacional e a 3ª Jornada Estadual Catequética, queremos renovar o compromisso com Jesus e reafirmar o nosso Sim como resposta ao seu chamado. Na vivência da vocação querigmática, como catequistas, possamos “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.

Texto Base 3º Ano Vocacional do Brasil, Vocação: Graça e Missão, Ed. CNBB2023, pg. 44.

Cfr. João Fernandes REINERT, Paróquia e Iniciação Cristã, Ed. Paulus 2015, pg. 07.

Texto Base 3º Ano Vocacional do Brasil, Vocação: Graça e Missão, Ed. CNBB2023, pg. 11.

Equipe Arquidiocesana de Catequese

A Equipe Arquidiocesana de Catequese é formada por leigos e religiosos que, além de coordenar os processos de catequese na Arquidiocese, se responsabilizam pela Página Catequética - artigo publicado mensalmente no Jornal Presença Arquidiocesana e replicado nesta seção.