FORMAÇÕES
15.Nov - Pensando sobre a elaboração do 18º Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora
Pensando sobre a elaboração do 18º Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora

O Objetivo Geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil é “EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

É nossa vocação ser comunidades missionárias, formadoras de discípulos e discípulas que promovem a paz, superam a violência, constroem pontes em vez de muros, oferecem a misericórdia de Jesus e reacendem a esperança para vencer o desânimo, as indiferenças, o egoísmo, o individualismo, as injustiças sociais. O seguimento a Jesus Cristo nos leva a olhar o mundo a partir da evangélica opção preferencial pelos pobres, a fim de contribuir com a construção de um mundo com “fraternidade universal” e “amizade social”.

A imagem da CASA ajuda-nos a compreender o que é uma Comunidade Eclesial Missionária: é uma casa onde os discípulos missionárias entram (acolhida) e saem (envio) para a missão. É comunidade que se reúne e parte para evangelizar: não é estéril, mas produz frutos de vida e solidariedade no mundo cada vez mais urbano.

Esta Casa tem quatro pilares articulados entre si: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária (cf. Atos dos Apóstolos). A missão é formar comunidades e as comunidades existem para a missão de Evangelizar, ou seja, construir o Reino de Deus. Cada pilar também se relaciona com as urgências das Diretrizes anteriores: 1) Igreja em estado permanente de missão; 2) Igreja casa da iniciação à vida cristã; 3) Igreja lugar de animação Bíblica da vida e da pastoral; 4) Igreja comunidade de comunidades; 5) Igreja à serviço da vida plena para todos.

O grande apelo das Diretrizes atuais é formar “comunidades eclesiais missionárias”. Por isso, não basta ter atividades para cada um dos quatro pilares, mas é preciso pensar no todo, ou seja, na CASA. Como ser uma comunidade “lar”, “família”, “comunhão de vida”? Como criar laços de fraternidade e gestos de amor? Como colocar a Missão no coração da Igreja?

Nosso desafio é elaborar o 18º Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Passo Fundo tendo em vista as orientações das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e o nosso contexto sócio eclesial. Neste sentido, durante as comemorações dos 70 anos da criação da Diocese de Passo Fundo e 10 anos de sua elevação à Arquidiocese foi feito uma memória histórica de como vivemos os quatro pilares.

Além disto, temos as Sínteses Paroquiais para o Sínodo que apontaram várias pistas de ação para a própria paróquia, como também para a Igreja Arquidiocesana e Universal. A Síntese Arquidiocesana condensa, em dez páginas, uma visão do pensamento do Povo de Deus de nossas plagas. O Documento de Trabalho para a Etapa Continental lança o apelo de alargar o espaço da tenda (cf. Is 54,2): “Alarga a tua tenda. (...) Esta tenda é um espaço de comunhão, um lugar de participação e uma base para a missão”.

Olhando para frente, teremos o ano Jubiliar (2025). Este será preparado através: 1) do prolongamento das escutas; 2) do discernimento através das quatro Constituições do Vaticano II (Sacrossanctum Concilio, sobre Liturgia; Dei Verbum, sobre a revelação divina; Lumen Gentium, sobre a Igreja; Gaudium et Spes, sobre a Igreja no mundo atual); 3) da oração; 4) da recepção do processo sinodal.

Além disto, teremos outros eventos, entre eles citamos: 1) o Ano Vocacional, com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33); 2) as Campanhas das Fraternidades – em 2023, com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16).

Com intuições e sugestões das Diretrizes, da memória histórica, das sínteses e do processo sinodal, da preparação do jubileu e dos outros acontecimentos, será elaborado o pré-projeto  do 18º Plano da Ação Evangelizadora. Tal elaboração foi assunto principal nas reuniões das Áreas Pastorais no mês de novembro de 2022 e há uma equipe que começará, no dia 25 de novembro, a escrita do pré-projeto.

Coordenação Arquidiocesana de Pastoral

Foto: Encontro da Área Pastoral de Casca, em Gentil, novembro de 2022.

Centro Arquidiocesano de Pastoral