FORMAÇÕES
31.Out - O Caminho de Iniciação à Vida Cristã e a Catequese com Adultos
O Caminho de Iniciação à Vida Cristã e a Catequese com Adultos

O processo de Iniciação à Vida Cristã é inspirada na proposta do Ritual da vida cristã de adultos RICA. Este é considerado o parâmetro para iniciar alguém na comunidade cristã. Segundo o RICA o processo de Iniciação à vida cristã é constituído de tempos e etapas. Neste itinerário da Fé os sacramentos são pontos de referência determinantes no caminho progressivo de maturidade da Fé.

A estrutura geral da Iniciação cristã se apresenta com quatro tempos sucessivos e interligados por três etapas. Os tempos são espaços entre os objetivos do caminho e dos sacramentos.   O Pré-Catecumenato é o tempo em que se anuncia a Jesus Cristo, sua vida, missão e se proporciona ao catequizando uma experiência de conhecimento da pessoa de Jesus. O tempo do Catecumenato, a partir do conhecimento da vida e missão de Jesus, foca no aprendizado da vida cristã enquanto caminho que se faz com Jesus, em uma comunidade concreta que é a comunidade eclesial. O período da Purificação, iluminação, é i tempo da preparação para a celebração dos sacramentos, sinais visíveis da graças de Deus na vida e caminhada da pessoa. A Mistagogia, por fim, é um mergulho no Mistério celebrado.  Cada etapa                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              são como ‘portas’ que se atravessa de forma gradativa durante a caminhada catequética. Pode-se denominar também de ‘passagem’ de um tempo para outro. É o caminho que o candidato vai percorrendo e entrando de maneira mais decidida na Igreja assumindo com maturidade a vida cristã.  Existem outros caminhos mas este é referência, para iniciar adultos na fé. Ver a alegria, o testemunho dos iniciados, nos mostra que o caminho é seguro, e, a resposta é eficaz.

A experiência de acompanhar adultos neste caminho de Iniciação à Vida Cristã, tem mostrado o quanto é importante favorecer processo de educação na fé também para pessoas adultas que não frequentaram no seu tempo os processos de catequese. A maturidade da fé se dá na medida que o caminho leva o adulto a uma livre adesão da pessoa de Jesus Cristo e do seu projeto. Na experiência do encontro pessoal com Jesus, a pessoa adere ao caminho do discipulado onde a Igreja é mãe que propor e educa, e a mesma pessoa se torna discípula-missionária, capaz de fazer ecoar, pela força do testemunho, a beleza deste seguimento.

Quem semeia com amor, colhe com alegria. Que o espírito santo nos conduza na missão! Bênçãos e graças.

Ivar Rizzi

Fonte: Ivar Rizzi Membro da Coordenação Arquidiocesana AB-C-IVC e Catequista de Adultos

Equipe Arquidiocesana de Catequese

A Equipe Arquidiocesana de Catequese é formada por leigos e religiosos que, além de coordenar os processos de catequese na Arquidiocese, se responsabilizam pela Página Catequética - artigo publicado mensalmente no Jornal Presença Arquidiocesana e replicado nesta seção.