Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
28.Jul - Mês Vocacional 2021: Cristo nos salva e nos envia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Mês Vocacional 2021: Cristo nos salva e nos envia


No Brasil, desde 1981 foi instituído agosto como o mês vocacional. Em cada semana de agosto, de domingo a sábado, todos são convidados a celebrar e rezar por uma das vocações específicas da Igreja.


Neste ano, na primeira semana, de 1º a 7 de agosto, será recorda a vocação dos ministros ordenados (diáconos, presbíteros e bispos). No dia 4, Dia do Padre, celebra-se a Festa Litúrgica de São João Maria Vianney - patrono dos padres e, no dia 10, a de São Lourenço - patrono dos diáconos.


Na segunda semana, de 8 a 14, lembramos da vocação matrimonial, sendo que, a Pastoral Familiar celebra a Semana Nacional da Família, além de ser Dia dos Pais.


Já na terceira semana, de 15 a 21, olhamos para a vocação das pessoas de vida religiosa consagrada que professam os votos de pobreza, castidade e obediência. Desde o ano passado, também é celebrado a Semana Nacional da Vida Consagrada. Essa recordação é inspirada pela celebração, em 15 de agosto, do Dia da Assunção de Maria aos céus.


Na quarta, de 22 a 28, olhamos para a vocação dos cristãos leigos e leigas (ministérios não ordenados), com seus diversos serviços e ministérios.


E por fim, de 29 a 31 de agosto, a vocação dos e das catequistas, ministério tão importante em nossas comunidades no processo de Iniciação à Vida Cristã. Ainda, o Papa Francisco publicou neste ano a Carta Apostólica Antiquum Ministerium – pela qual de institui o ministério de catequista.


O mês vocacional de 2021 tem como tema: “Cristo nos salva e nos envia” e lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). Foi por amor que Cristo se entregou até o fim para nos salvar e como seguidores do Mestre temos a missão de ouvir, praticar e anunciar sua Palavra de vida e salvação.


O Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Passo Fundo está programando atividades para despertar a consciência de que, pelo Batismo, somos amados, chamados, salvos e enviados por Deus para realizarmos a grande missão da construção de seu Reino. Também para promover a cultura vocacional, ajudando os jovens a escutarem o chamado do Senhor e serem generosos na resposta em doar a própria vida.


O convite é para que todos possam rezar pelas vocações e acompanhar os momentos de celebrações, orações, lives vocacionais, testemunhos e textos que serão publicados. Também fazer ressoar o convite de Jesus: “Vem e segue-me” em todos os cantos de nossa Arquidiocese, que neste ano está celebrando 70 anos de sua criação, pois somos “Povo de Deus: Igreja viva edificamos”.


Jovem, vamos falar sobre vocação? Entre em contato conosco!


Que Nossa Senhora Aparecida, São José e o Beato Carlo Acutis intercedam por cada um de nós e pela perseverança em nossa vocação.



Padre Érico Martins

Padre Érico Martins

Coordenador do Serviço de Animação Vocacional.

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.