FORMAÇÕES
08.Nov - Juventudes reunidas!
Juventudes reunidas!

Eis que chega-nos uma nova canção a bradar: “Emaús somos nós, uma Igreja em saída! Emaús somos nós, juventudes reunidas. Emaús somos nós, no cuidado com a vida!” Trata-se de um trecho do Hino “Emaús é aqui! Emaús somos nós!” com letra de Dom Pedro Brito Guimarães, musicada pelo Padre Wallison Rodrigues por razão do 3º Ano Vocacional do Brasil.

Igreja em saída! O que desperta tal proposição? Que faz sentir e entender à vida socioeclesial cristã? Juventudes reunidas! Quem envolver-se-á? Que recursos estão disponíveis? Qual finalidade, pois? Cuidado com a vida! Qual enfoque? Quais frutos almeja-se saborear? Que ações poderão ser desenvolvidas? São interrogações plausíveis ante a proposta pastoral vindoura!

Conscientes de que a opção pedagógica de evangelização faz-se, também, pela memória histórica, revela-se importante ponderar que, em 1983, propôs-se o Primeiro Ano Vocacional Nacional, à luz do Evangelho: “vem e segue-me” (Mt 19,21; Mc 10,21; Lc 18,22) – “Eu conto com você!” Após 20 anos sugere-se o Segundo Ano Vocacional Brasileiro, quando em 2003, refletiu-se o tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”, pela iluminação bíblica “avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4). Com a realização do 4º Congresso Vocacional do Brasil, em 2019, refletindo acerca da “Vocação e o Discernimento”, aflora o desejo em celebrar bodas de esmeralda através da realização do Terceiro Ano Vocacional do Brasil, em 2023!

Por que realizar, no contexto contemporâneo, um ano vocacional? Compreende-se haver um ambiente mundial favorável, pois, o Sínodo dos Bispos, em 2018, abordara sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional!” A Exortação Apostólica Pós-sinodal Christus Vivit recorda que “toda a pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional, toda a espiritualidade é vocacional” (ChV, n. 254). Papa Francisco, ademais, na Exortação Apostólica Gaudete et Exultate conclama à reflexão “sobre o chamado à santidade no mundo atual!” E, outrossim, em 2022, o Sínodo Episcopal abordara o tema “Sinodalidade e a Eclesiologia Vocacional de Comunhão!”

O 3º Ano Vocacional do Brasil quer, então, “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. Mais! Especificamente quer-se “cultivar uma sensibilidade vocacional” pela compreensão de que “toda a pastoral é vocacional”. Poder-se-á “aprofundar a Teologia da Graça e da Missão dentro da pedagogia vocacional” da vida comunitária e social para “fortalecer a consciência do discipulado missionário” de todos os batizados(as). Revela-se primordial, neste intuito, “acompanhar os jovens, de modo personalizado ao serviço generoso e à missão”; “despertar vocações à Vida Religiosa Consagrada e ao Ministério Ordenado”; “intensificar a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos” e “fomentar nas regionais, dioceses e paróquias o Serviço de Animação Vocacional” (SAV).

“Vocação: graça e missão” apresenta-se como tema de trabalho desde a abertura, em 20 de novembro de 2022, na solenidade de Cristo Rei, ao término em 26 de novembro de 2023, rezando o lema “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). Ter-se-á por base bíblico reflexiva a mistagogia do Jovem de Nazaré, pois, “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis” (Mc 3,13-19). Este 3º Ano Vocacional, assim, apresenta-se como uma expressiva “oportunidade para redescobrir a Igreja e sua missão: dinamizar as pequenas comunidades eclesiais missionárias com uma injeção vocacional - VOCAÇÃO E MISSÃO!”

Hoje, portanto, Emaús somos nós, para viver a vocação: graça e missão, juventudes reunidas, como Igreja em saída, no cuidado com a vida que é resposta ao chamado de Deus! Estejamos, todos(as), abertos(as) e atentos(as) ao chamado, pois, “pela escuta da juventude, apreendemos algo da eterna jovialidade de Deus e abrimo-nos àqueles que podem melhor ajudar para que nossas vidas e instituições não envelheçam, ao contrário, se renovem” (ChV, n.13).

Padre Leandro de Mello

Pároco na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Ronda Alta, e Assessor da Pastoral da Juventude