Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
15.Ago - Família, fonte de vocações!
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Família, fonte de vocações!

“Coragem! Sou Eu. Não tenhais medo!” (Mt 14, 22-23) exclama Jesus à comunidade de discípulos(as) e, hoje, a nós. Neste segundo final de semana de agosto, mês vocacional, celebramos a vocação familiar e, nela, a experiência da paternidade. Por isso, a recordação do dia dos pais. A oração inicial da Santa Missa deste domingo diz: “Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes”. 




Na fé cristã compreendemos que, por meio de Jesus Cristo, nascido no ventre da família humana, todos nós, nos tornamos filhas e filhos de Deus, sendo assim irmãs/irmãos. A expressão de adoção filial se manifesta através do batismo que nos acolhe na caminhada de fé cristã e nos convida para viver os demais sacramentos, tal como o matrimônio, celebrado nesta semana. Assim, entendemos porque a Semana Nacional da Família reflete o tema - “Família, fonte de vocações”; sabendo-se que a condição fundamental para o surgimento de novas e santas vocações é o cultivo da fé dentro do lar, primando pelo respeito aos valores e costumes cristãos. 




Papa Francisco ensina que “quando o homem e a mulher celebram o Matrimônio, Deus, por assim dizer, ´espelha-se´ neles, imprime neles suas características e o caráter indelével de seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós”. Na experiência matrimonial Deus revela-se aos casais e seus filhos(as) assim como revelou-se ao Profeta Elias no monte Horeb, não por terremotos, ventanias ou incêndios, mas sim, na brisa suave do compartir a vida, porque Deus suspira através do amor familiar (1Rs 19,9-13). 




Podemos, então, refletir nos perguntando: minha família vive e professa a fé, testemunhando que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus? Minha família já ofereceu vocações para a Igreja, seja a vocação matrimonial, religiosa ou sacerdotal? Rezo para que meu filho seja padre? Motivo meus filhos(as) ao casamento? Meu matrimônio é sinal do amor de Deus? Ora, “com o mesmo olhar de ternura e misericórdia que Jesus tinha, a Igreja quer acompanhar as famílias e fazer com que cada família seja um pilar de evangelização. Quero lhes dizer uma coisa, expressa o Papa Francisco: com o sacramento do matrimônio toda família recebe a Graça para se tornar uma luz na escuridão do mundo”. 




Portanto, coragem! Não tenhais medo de cultivar a vocação matrimonial e, à luz do evangelho, construir belas famílias para viver em comunidade!




Bênção e Paz! 




#Rabiscos 


#anovocacional23 


 


Padre Leandro de Mello 


@padreleojuventude


Padre Leandro de Mello

Padre Leandro de Mello

Pároco na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Ronda Alta, e Assessor da Pastoral da Juventude

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.