FORMAÇÕES
27.Set - Está chegando o dia da canonização do Beato Scalabrini
Está chegando o dia da canonização do Beato Scalabrini

Dia 09 de outubro. Foi essa a data escolhida pelo Papa Francisco para a canonização de João Batista Scalabrini, fundador das Congregações dos Missionários de São Carlos Borromeo e das Missionárias de São Carlos Borromeu.

João Batista Scalabrini nasceu em Fino Mornasco, Itália, em 8 de julho de 1839 e faleceu em 1º de junho de 1905 em Piacenza, data em que é celebrada sua festa.

Scalabrini estudou no seminário da diocese de Como e foi ordenado sacerdote em 1863. Ele expressou o desejo de participar do Pontifício Instituto para Missões Estrangeiras (PIME), mas o bispo o orientou a se tornar professor e depois reitor do seminário menor.

Em 1870 foi nomeado pároco de São Bartolomeu, uma paróquia na periferia industrial de Como, onde se sensibilizou pela situação dos trabalhadores têxteis, dos desempregados e dos inválidos. Em 1876, quando tinha apenas 36 anos, foi nomeado por Pio IX como bispo de Piacenza.

Servir os migrantes

Na década de 1880 Scalabrini se sensibilizou ao ver centenas de emigrantes italianos na Estação de Milão partindo para as Américas, mal vestidos e em condições precárias. Para prestar assistência e servir aos migrantes, fundou em 1887 a Congregação dos Missionários de São Carlos, que foi seguida pelo ramo feminino, a Congregação das Missionárias de São Carlos, fundada em 1895, com o objetivo de complementar a missão dos padres scalabrinianos, ambas atuantes de longa data na Arquidiocese de Passo Fundo. Além disso, fundou também a Sociedade São Rafael, em 1889, que prestava assistência nos postos de embarque e desembarque.

Tocado pela situação dos migrantes, Scalabrini estudou sobre suas causas, realizou inúmeras conferências para solicitar a intervenção do governo e da sociedade civil e trabalhou para a reforma da legislação, na qual teve influência em uma das primeiras leis italianas sobre a migração, promulgada em 1901.

Scalabrini realizou duas visitas aos missionários na América. A primeira delas, em 1901, foi aos missionários scalabrinianos e migrantes nos Estados Unidos. Em 1904, visitou os missionários, missionárias e migrantes no Brasil, realizando visitas nas obras Scalabrinianas em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Scalabrini foi beatificado em 9 de novembro 1997 pelo Papa João Paulo II e, mesmo antes da canonização, já é conhecido popularmente como o padroeiro dos migrantes, por sua dedicação e ação pastoral em favor dessa população. Durante a cerimônia de beatificação, o Papa destacou a doação de Scalabrini em favor dos mais necessitados, ressaltando que ele se fez apóstolo dos concidadãos que foram obrigados a emigrar, geralmente em condições difíceis e precárias, com o perigo concreto de perder a fé, tendo sido para eles pai e guia segura.

Fonte: Scalabrinianos

Centro Arquidiocesano de Pastoral