Ao longo destas semanas que estamos com você nesta coluna sobre a Economia de Francisco, quisemos lhe introduzir em um contexto geral sobre este movimento mundial. Por isso, começamos a conversar sobre futuro da humanidade, desigualdades sociais e meritocracia, política, modelos econômicos, crise climática e amizade social.
Contudo, a partir deste momento, queremos, junto com você, nos aprofundar mais em cada documento que deu base à Economia de Francisco, conforme apresentado no primeiro artigo desta coluna.
Pois bem, elegemos como nosso ponto de partida a Laudato Si (LS). Por isso, no decorrer de 7 artigos, propomos dar um mergulho aprofundando neste belíssimo documento, escrito em 2015, pelo nosso Papa Francisco.
Aliás, muito interessante lembrar que a LS foi publicada na festa de Pentecostes de 2015, ou seja, no nascer da Igreja. O Papa Francisco nos convida a repensar a forma como estamos vivendo e agindo neste mundo que habitamos.
Laudato Si: origens
Laudato Si quer dizer “Louvado Sejas”. Esta frase foi “colhida” do extraordinário cântico de São Francisco de Assis, que louva a Deus, por todas as maravilhas que Ele criou.
“Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória e a honra e toda a bênção.
Somente a ti, ó Altíssimo, eles convêm,
E homem algum é digno de mencionar-te.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
O qual é dia, e por ele nos iluminas.
E ele é belo e radiante com grande esplendor,
De ti, Altíssimo, traz o significado.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e pelas estrelas,
No céu as formaste claras e preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento,
E pelo ar e pelas nuvens e pelo sereno e todo o tempo,
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água,
Que é mui útil e humilde e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
Pelo qual iluminas a noite,
E ele é belo e agradável e robusto e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a mãe terra
Que nos sustenta e governa
E produz diversos frutos com coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor, por que perdoam pelo teu amor,
E suportam enfermidade e tribulação.
Bem-aventurados aqueles que as suportarem em paz,
Porque por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal,
Da qual nenhum homem vivente pode escapar.
Ai daqueles que morrerem em pecado mortal:
Bem-aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei ao meu Senhor,
E rendei-lhe graças e servi-o com grande humildade.”
São Francisco de Assis.
Uma carta do Papa Francisco para todos
A Laudato Si é uma encíclica papal. Uma encíclica é uma correspondência, por assim dizer, que contém princípios norteadores/orientadores sobre um assunto muito importante, neste caso específico, nossa Casa Comum.
Além disso, outros pontos na construção deste documento são muito interessantes e inovadores. Primeiro, o Papa não a endereçou somente para a Igreja doméstica, ou seja, para os católicos. Outrossim, para toda a humanidade, quer dizer, todo homem e mulher de boa vontade, independentemente de cor, raça ou religião.
Ainda, ela foi escrita após um diálogo amplo do Papa Francisco com diferentes nações, lideranças, povos de todo o continente. Dessa forma, o Papa trazia a intenção de que todos pudessem se sentir representados e parte deste compromisso de salvar o nosso Planeta Terra.
Apenas uma curiosidade: as cartas são um documento de comunicação muito frequente na vida da Igreja. Prova disso são as 21 encíclicas aceitas no cânon para formar o que hoje conhecemos como 2° ou Novo Testamento – 13 são de São Paulo, ou seja, paulinas para as diversas comunidades por onde ele realizou o seu ministério; 1 aos Hebreus, inicialmente atribuída a Paulo, mas com os estudos aprofundados dos exegetas (estudiosos da Sagrada Escritura), percebeu-se que não poderia ser dele; 1 de São Tiago (irmão de João, filhos de Zebedeu); 2 de São Pedro; 3 de São João e 1 de São Judas Tadeu.
Estrutura da Laudato Si
Ao colocar nosso olhar sobre a construção da Laudato Si, temos:
· 246 parágrafos.
· Introdução + 6 capítulos
· 10 eixos temáticos
Sobre o método, o Papa Francisco utilizou um muito conhecido por nós católicos e amplamente utilizado em nossas formações, inclusive na IVC – Iniciação a Vida Cristã: Ver, Julgar e Agir.
Abrindo um parêntese, o método Ver, Julgar e Agir, teve seus primórdios na ação católica e, especialmente, na JOC (Juventude Operária Católica), com o cardeal Josef-Léon Cardijn. Ele dizia que, um bom cristão precisa se inserir na realidade em que vive com um olhar de Deus (VER), um julgamento sob a luz do Evangelho (JULGAR) e uma ação concreta de transformação (AGIR).
Fechando este parêntese e voltando para o “esqueleto estrutural” da LS. O desenho da encíclica, suportado pelo método Ver, Julgar e Agir é demonstrado da seguinte forma:
VER -> O que está acontecendo com a nossa Casa Comum? (Capítulo I)
O Papa nos apresenta 07 pontos essenciais que estão afetando e sendo altamente afetados em nosso meio e por consequência prejudicando nossa Casa Comum.
JULGAR -> O Evangelho da criação (Capítulo II) e a Raiz da crise humana e ecológica (Capítulo III).
No capítulo II, o Papa explora os textos sagrados para apresentar o olhar de Deus sobre sua obra. Já no capítulo III, a influência das ações do ser humano, através de sua inteligência e criatividade que tem impactado na continuidade da Casa Comum.
Neste ponto é interessante trazer a análise do Prof. Dr. Teólogo da PUCSP, Fernando Altemeyer Junior, que nos explica, que “a Laudato Si não é uma encíclica verde”, (como muito já se ouviu). Na verdade, “ela é uma encíclica social”, que mostra como “tudo está interconectado.” Ele diz ainda, ela tem “uma perspectiva de ver o mundo de uma forma articulada”.
AGIR -> Uma ecologia integral (Capítulo IV); Algumas linhas de orientação e ação (Capítulo V) e, Educação e Espiritualidade Ecológica (Capítulo VI).
Interessante analisar no capítulo IV que o Papa Francisco mostra que a ecologia deve estar presente em tudo, na economia, vida, cultura, justiça, ou seja, em todos os nossos atos sociais.
Por sua vez, o Capítulo V nos apresenta que o diálogo precisa ser o fundamento em todas as áreas, caso desejemos a mudança. Por fim, no capítulo VI, Francisco nos aponta no nosso íntimo, individualmente, como colocar em prática no nosso cotidiano ações que geram mudanças.
Você percebeu que com isso o Papa demonstra que cada um consegue transformar ou ao menos impactar o “seu” mundo e por conta o mundo de “todos”?
Por fim, a Laudato Si vai transitar por 10 eixos temáticos:
1. Relação entre os pobres e as fragilidades do planeta.
2. A convicção de que no mundo tudo está interligado.
3. A crítica ao paradigma e às formas de poder que derivam da tecnologia.
4. O convite a buscar outras maneiras de compreender a economia e o progresso.
5. O valor próprio de cada criatura.
6. O sentido humano da ecologia.
7. A necessidade de debates sinceros e honestos.
8. A grave responsabilidade da polícia internacional e local.
9. A cultura do descarte.
10. A proposta de um novo estilo de vida.
Para encerrar este primeiro passo e nos conectarmos com a Laudato Si, trazemos a visão do Cardeal Cláudio Humme, OFM, que nos diz:
“A mensagem central (da LS) é que tudo está interligado. Nossa conexão com o meio ambiente e com os demais, mas principalmente nossa responsabilidade com os mais pobres. Pois, são eles as primeiras vítimas de toda essa destruição. Precisamos rever nossa estrutura social. [...] temos o dever com as futuras gerações.”
O cuidado com a Casa Comum é dever de todos e nossas escolhas diárias contribuem para o sucesso ou fracasso desse apelo de Papa Francisco.
Referências Bibliográficas
ASSIS, Francisco. Cântico das criaturas. Disponível em: https://franciscanos.org.br/carisma/cantico-do-irmao-sol.html#gsc.tab=0. Acesso em: jul.24.
FRANCISCO. Encíclica Laudato Si, 2015. Disponível em: Laudato si' (24 de maio de 2015) | Francisco (vatican.va). Acesso em: jul. 24.
Verbo Filmes. Laudato Si: introdução, estrutura e método. 2017. Disponível em: https://youtu.be/eUPCm32RSzQ?si=OPBxB3qPHFg3JSkG. Acesso em: jul. 24.
Fonte: Jocelito André e Valeska Salvador