Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
12.Dez - “SOMOS O PRESÉPIO DO MENINO JESUS!”
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
“SOMOS O PRESÉPIO DO MENINO JESUS!”

 


A fé nos faz compreender os desejos de Deus, o Pai da misericórdia e de toda a consolação. Louvamos a manifestação de Deus na vida, família e comunidade, acolhemos sua presença para que venha morar conosco. Natal se aproxima, é vida que nasce, nós somos o presépio que hoje acolhe o Senhor da Vida e da História.


O desejo de Deus é morar conosco e em nós manifesta sua luz salvadora e nos faz participantes de sua vida no hoje da história. Quem anda com o Senhor, não anda nas trevas, mas na luz da vida. Como se manifesta a luz de Cristo Jesus? São inúmeros textos bíblicos, da Antigo e do Novo Testamento, exemplificando e confirmando Cristo Luz para a humanidade. Um deles, o qual nos chama muita atenção, é o Evangelho de João 8, 1-12:


Após uma madrugada em oração, Jesus volta ao Templo e ensina os que nele estão, ali encontra-se uma multidão. Os fariseus e escribas lhe apresentam uma mulher que foi pega em flagrante adultério. A lei judaica determinava que tais mulheres deveriam ser apedrejadas. Trouxeram-na a Jesus com o objetivo de encontrar motivos para o acusar. Perguntaram se deveriam ou não a apedrejar. Jesus se inclina, escreve algo no chão e nada responde. Na insistência por uma resposta, Jesus pergunta-lhes: Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra! “Um por um foram embora sem nada fazer. Jesus pergunta à mulher: Alguém te condenou? Não, ninguém, Senhor. Jesus lhe diz: Eu também não te condeno, vai e não peques mais”.


Meditando sobre esta situação, perguntamo-nos: Onde aparece a luz de Jesus? Ele foi luz ao mostrar a misericórdia de Deus Pai. Deus não condena, Ele ama e dá oportunidades para que haja a reconciliação e a mudança de vida. Jesus foi luz para os fariseus e doutores da lei quando os fez se dar conta que também são pecadores e de que as leis foram escritas, pelos homens, para condenar os outros, porém, eles mesmos não se enquadravam nas mesmas leis. Jesus foi luz para a mulher que foi salva da pena de morte, por apedrejamento, e lhe deu oportunidade para a conversão: “Eu também não te condeno, vai e não peques mais”, diz Jesus. Ele foi luz para o povo ali presente que assistiu aos fatos e lhe abriu o caminho da esperança para o novo modo vivendi. Ele indicou que é pelo caminho do amor, da misericórdia, do diálogo, se constrói uma sociedade feliz e condizente com os Planos de Deus. Ensina que qualquer atitude de violência, ódio, julgamento, não redime a ninguém, mas aprofunda a injustiça e leva à morte. É no amor que se constrói a vida.


Jesus continua sendo luz para nós e nasce quando lemos, entendemos e vivemos as Escrituras. Ele nasce hoje quando vivemos o nosso batismo e nos reconhecemos filhos e filhas de Deus Pai, em Cristo e no Espírito Santo. Jesus nasce hoje quando celebramos a Eucaristia e o recebemos no mistério da Sagrada Comunhão. Ele nasce hoje quando acreditamos na família, vivemos o amor na condição de esposo e esposa, de pais e filhos, dos filhos para com os pais, entre irmãos e irmãs. Jesus nasce hoje na vida da comunidade, quando dela participamos e com ela nos comprometemos. Jesus nasce hoje no exercício da caridade para com os fragilizados. Ele nasce hoje na pessoa de cada um, cada uma de nós quando nele acreditamos e permitimos que seja a nossa Luz.


Somos o Presépio do Menino Jesus, HOJE!


 


 


Fonte: Padre Carlos Jaroceski

Padre Carlos Jaroceski

Padre Carlos Jaroceski

Pároco da paróquia Nossa Senhora da Saúde – Tapejara

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.