FORMAÇÕES
23.Set - “São Miguel: presença de Deus que caminha com seu povo!”
“São Miguel: presença de Deus que caminha com seu povo!”

O povo de Deus, os devotos e devotas de São Miguel Arcanjo, vivem este ano um marco Histórico: vamos celebrar 151 anos de Romaria a este Arcanjo que visita e protege seus irmãos e irmãs, ainda necessitados de vida e liberdade. Sabemos que mesmo depois de tanta luta, presença e fé neste Arcanjo enviado por Deus, estamos desejosos de que este legado não permaneça como passado, mas inspire e ilumine a história de nossos dias.

A história desta Romaria iniciou com a caminhada de fé do senhor Generoso Isaías e a pequena caravana que o acompanhava no retorno da Guerra do Paraguai (1864-1870). Generoso e seu filho estavam muito machucados. O primeiro, já quase sem uma perna, não podia mais caminhar. Seu filho, mesmo fragilizado, ainda podia carregar o pai. Chegando na região das missões pararam à beira de um lago para que o filho pudesse limpar os ferimentos do pai. Depois disso, conseguiu com moradores da região uma carrocinha puxada por um cavalo, para trazer o ferido até Passo Fundo.

No caminho encontraram algo considerado de grande valor que os acompanhou na viagem de retorno: “nas imediações das ruínas do povoado jesuítico de São Miguel, encontraram, à beira de uma lagoa uma estátua, representando o arcanjo do mesmo nome, São Miguel, achado que resolveram trazer consigo”. A imagem encontrada pelo Generoso e seu filho é talhada de cedro e representa um arcanjo com vestes de general, uma espada em uma das mãos e a balança em outra. O arcanjo faz uso de sandálias, está sobre uma criatura semelhante a um dragão, possui longos cabelos e é de fisionomia jovem.

Naqueles tempos certamente não foi uma viagem tranquila. Havia a distância, as condições de ambos os feridos e também a precariedade do percurso. Os dois negros saíram para guerrear por uma causa nacional, afiançada pelos senhores brancos e voltaram em condições precárias. Porém, voltaram na companhia de São Miguel. Com toda certeza, aquele povo muito confiou na imagem de São Miguel, feita de madeira encontrada pelo caminho ao regressar a Passo Fundo.

Assim como aconteceu com Generoso e o Nego Isaías, muitos de nossos irmãos e irmãs são ainda hoje feridos e mutilados em guerras. Guerras que são geradas pelo egoísmo, pela ganância, pelo poder, pelo dinheiro. Por isso, a Romaria de São Miguel, neste ano, nos provoca para rezarmos por 3 intenções:

1. PELA PAZ E FRATERNIDADE: Para que São Miguel nos ajude a promover a paz, em meio a uma sociedade marcada pelo ódio, pelos conflitos ideológicos e pela competição. Para que sejamos cristãos autênticos, coerentes com o Evangelho e unidos ao Papa Francisco e à Igreja.

2. PELOS 150 ANOS DESTA ROMARIA: Que a presença de São Miguel nos fortaleça e nos ajude a levar adiante este legado de fé e devoção.

3. PELO POVO NEGRO: Para que cessem, contra este povo, todo ato de discriminação, preconceito e racismos. Que pela intercessão de São Miguel se fortaleçam as relações de respeito e fraternidade, bem como, haja maiores espaços de sua atuação em nossa sociedade e em nossa Igreja.

Ao rezarmos pelo povo negro de nossa cidade e de nosso país, nunca devemos nos esquecer da forma como este povo chegou até aqui. Chegaram como escravos e não como cidadãos! Muitas foram as desculpas que o povo branco e a Igreja da época realizaram para justificar a escravidão, instaurando uma visão negativa dos negros, sustentando, assim, a possibilidade de fazê-los escravos sem maiores consequências.

Os 150 anos estão sendo comemorados, neste ano de 2022, devido o longo período de pandemia. Como sabemos os últimos dois anos as romarias foram realizadas de modo restrito. Chegou, portanto o momento tão esperado e especial de celebrar, este que é um evento sempre esperado e muito valorizado entre nós da Cidade de Passo Fundo e Região. Vamos celebrar a vida festejando a história e reescrevê-la com páginas de fé, esperança onde não haja mais vencidos e vencedores, mas todos vitoriosos, pois Deus continua nos visitando e protegendo com seu Arcanjo São Miguel.

Pe. Claudir Pressi
Diácono Claudomiro Jezus da Silva