FORMAÇÕES
09.Nov - “PADROEIRA, 97 ANOS!”
“PADROEIRA, 97 ANOS!”

“97 Anos: Mãe da Saúde Convida-nos a Caminhar Juntos rumo ao Centenário!” Com este lema, celebramos uma história cheia de realizações e acontecimentos tendo por referência a instituição e fundação da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, com cede no município de Tapejara, RS.

Segundo arquivos históricos, registrados no Livro Tombo, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde foi fundada em dezembro de 1926, na Sede Teixeira, com a finalidade de dar suporte pastoral e sacramental às famílias e capelas da região, entre as quais incluíam-se Santa Cecília, Água Santa e Colônia Lângaro. A Paróquia foi desmembrada dos territórios de Passo Fundo, Erechim, Sananduva, Marau. Passou a pertencer à Diocese de Santa Maria. O bispo que instituiu a paróquia foi Dom Atílio Eusébio Rocha. O primeiro pároco foi o padre Júlio João Marin. Assim começou uma história que se desenvolveu, transformou, marcou vidas, contribuiu com o desenvolvimento econômico, organizacional, educacional, espiritual e na saúde.

Tudo começa “pequeno”, porém, com grandes sonhos e utopias, esforço, dedicação e trabalho de muitos, um caminho muitas vezes árduo, cansativo, desolador. Noutros momento manifestando grandes alegrias, conquistas, proporcionando encontros, construindo fraternidade, levantando estruturas, nova história vai abrindo espaços para chegar à grandeza do reconhecimento público e social, o qual não há como desconhecer ou relativizar. Em torno da paróquia muita coisa foi sendo encaminhada: Casa da Saúde, hoje Hospital Santo Antônio, Escola Educacional, hoje a FAT e escolas municipais e estaduais, luta pela emancipação dos municípios e desenvolvimento regional. Contribuiu decisivamente na formação de lideranças, das quais surgiram as cooperativas, associações, sindicatos, indústrias, desenvolvimento agrário para colher, hoje, os bons frutos.

Os anos passam e a história continua sobre o alicerce dos antepassados e sobre o dorso da fé em Jesus Cristo e fidelidade à Igreja por Ele fundada. É momento de louvor e reconhecimento. É oportunidade para contribuir com o seguimento dos bons conceitos que guiaram este povo e agregar novos valores para responder a novos desafios da humanidade e região.

Sobre o Lema: São 97 anos de história a ser reconhecida. Mãe da Saúde, imagem encontrada num tempo crítico de pandemia que vinha dizimando famílias e comunidades e, pela força da fé, a peste foi sendo vencida. Ela nos convida a caminhar juntos, com referência ao Sínodo da Igreja Católica convocado pelo Papa Francisco, o qual desafia toda a humanidade a conversar, dialogar e colaborar pela construção de uma Igreja de Irmãos, fiel a Jesus Cristo, aculturada aos novos tempos. Rumo ao Centenário, dando os primeiros passos para juntos celebrar os cem anos de história e de vida desta Igreja acolhedora dos que confiam em Cristo e esperam a salvação, vivendo os sacramentos, a Eucaristia e o amor.

Dia 19 de novembro, celebremos juntos a vida, a fé e a história desta Paróquia. Maria, a mulher escolhida por Deus para gerar o seu Filho Jesus, recebeu a honra de ser a Mãe de Deus. Ela foi dada, por Jesus, por Mãe da Humanidade e de todos os que seguem o seu Filho, os ensinamentos deixados por Ele e o acolhem nas suas vidas.

Fonte: Padre Carlos Jaroceski

Padre Carlos Jaroceski