FORMAÇÕES
21.Jul - “DIA DOS AVÓS!”
“DIA DOS AVÓS!”

Recentemente, no dia 26 de julho, foi celebrado o “Dia dos Avós”, fazendo referência a Joaquim e Ana (São Joaquim e Sant’Ana), pais de Maria e avós de Jesus, padroeiros dos avós.

Os textos bíblicos pouco falam da vida destas personagens, Joaquim e Ana. O Evangelista Lucas enfoca “Maria”, a qual vivia com os seus pais, quando foi chamada por Deus a assumir o Filho de Deus, Jesus de Nazaré. Há Evangelhos apócrifos (não contemplados para serem incluídos nos livros da Bíblia), registramos o de Tiago e as tradições que citam o casal, Joaquim e Ana, os quais viviam em Jerusalém.

Joaquim e Ana não tinham filhos, mesmo depois de vinte anos de casados. Para a tradição judaica, na época, não ter filhos significava sinal da falta de bênção de Deus. Tal situação implicava o afastamento do Templo, não sendo permitido fazer ofertas. Joaquim foi repreendido por um guardião do Templo por estar fazendo sua oferta sendo que não tinha descendência. Essa atitude levou Joaquim a entrar em profunda tristeza. Transtornados, ele e Ana, se retiraram ao deserto para fazer jejum, orações e súplicas a Deus.

Deus ouviu as preces. Um mensageiro de Deus apareceu a eles e anunciou que suas orações foram ouvidas por Deus e eles terão um filho. Assim que Maria completou o tempo, conforme costume, foi levada ao Templo para ser consagrada a Deus e os pais realizaram o rito da purificação. Viveram com Maria até o casamento com José, os quais foram chamados por Deus para acolherem o Salvador da Humanidade.

Joaquim e Ana, avós de Jesus, são um exemplo de perseverança, oração e fidelidade a Deus. Acreditaram que poderia acontecer em suas vidas o que parecia inimaginável. Com idade avançada dificilmente teriam filhos. A sua oração e confiança chegou aos ouvidos de Deus e foram atendidos. Não se rebelaram contra Deus, não se afastaram da oração, confiaram no poder de Deus e alcançaram o que eram de maior importância em suas vidas: gerar uma criança e serem reconhecidos e se sentirem abençoados por Deus.

Ao celebrarmos o Dia dos Avós, faz-nos refletir sobre o valor e o papel dos avós na vida das famílias, na sociedade e na Igreja. O testemunho de fé, perseverança, espiritualidade, guardiões dos valores, refletem na vida da juventude, das crianças, dos netos. Os avós são revestidos de graça e bênção com um papel fundamental de conservação e valorização da família e da vida no mundo. De forma alguma serão um peso, ou incômodo, mas a essência do testemunho de vida digna.

O Estatuto do Idoso, Artigo 2º, “O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a lei, assegurando-lhe, por lei ou outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento, moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Artigo 3º: É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Muito do que estamos colhendo hoje, são do suor, empenho, perseverança, dedicação, sofrimentos e alegrias dos nossos avós. Valorizemos e cuidemos deles, eles merecem! São Joaquim e Santa Ana os protejam!

Padre Carlos Jaroceski

Pároco da paróquia Nossa Senhora da Saúde – Tapejara