>
>
4º DOMINGO DO ADVENTO: DEUS ESTÁ CONOSCO!

4º DOMINGO DO ADVENTO: DEUS ESTÁ CONOSCO!

O Advento é um tempo litúrgico marcado pela espera vigilante do Senhor que vem nos visitar. Durante as quatro semanas

O Advento é um tempo litúrgico marcado pela espera vigilante do Senhor que vem nos visitar. Durante as quatro semanas do Advento ouvimos e dizemos: “Maranatha. Vem Senhor Jesus!”. Essa alegre espera culmina na segunda maior festa dos cristãos: o Natal de Jesus Cristo. Por isso, desejamos a vinda de Cristo pois Ele é a “esperança que não decepciona” (cf. Rm 5,5).

No 4º Domingo do Advento, a liturgia nos convida a reconhecer que Deus se manifesta ao mundo, através de seu amor e bondade, para trazer a humanidade a salvação e uma vida nova a todo o povo. Este evento é anunciado, desde o Antigo Testamento pelos profetas, ou seja, a revelação do Emanuel, que significa que Deus está conosco.

Na primeira leitura (Is 7, 10-14), encontramos o relato do encontro do profeta Isaías com o rei Acaz, que atuou no Reino de Judá, por volta de 734 a.C. O pano de fundo é a estabilidade das tribos de Judá e a ameaça da Assíria que se aproximava para terminar com esta paz e prosperidade. Atendo às necessidades do povo, o profeta Isaías pede a Acaz que peça um sinal a Deus. O rei’ se recusa, mas o profeta insiste, pois sabe que Deus dará um grande sinal: enviará o Emanuel, que será concebido por uma virgem. É preciso confiar-se nos planos de Deus!

No Evangelho (Mt 1, 18-24), dois personagens merecem destaque: Maria que fica grávida pela ação do Espírito Santo. É mulher obediente ao chamado vocacional de Deus e na qual se cumpre a profecia de que o Messias nasceria de uma virgem. Outro é José, pai adotivo de Jesus, homem bom e justo, não querendo que Maria fosse apedrejada, pensa em abandoná-la em segredo. José é visitado pelo Anjo do Senhor em sonho para colaborar com Deus na sua obra salvífica. Além disso, tem a missão de dar o nome a Jesus, tomando-o como filho. Dessa maneira, Maria e José, enfrentando os desafios de seu tempo, não excitam em ser obedientes a Deus, para que assim, o Menino Deus pudesse nascer e armar a sua tenda entre nós. É preciso obedecer aos desígnios de Deus!

Na segunda leitura (Rm 1, 1-7), Paulo se apresenta como servo de Jesus Cristo aos irmãos de Roma. Tal texto nos motiva a testemunhar Jesus, com palavras e obras e, a viver uma vida de discípulos na santidade. É preciso testemunhar a bondade de Deus!

Que na proximidade do Natal, possamos abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, da nossa família e da nossa comunidade para acolher o Deus Conosco: Jesus, nosso Salvador. Que esta grandiosa festa não se resuma a luzes, enfeites, presentes, comidas e bebidas, mas se traduza numa vida renovada por Aquele que faz novas todas as coisas.

 

Pe. Érico Martins

Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Passo Fundo

 

Compartilhe

Formações relacionadas

19 de dezembro de 2025

18 de dezembro de 2025

12 de dezembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.