>
>
>
Finalizou a segunda etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade

Finalizou a segunda etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade

Finalizou a segunda etapa do Curso de Pós-Graduação em Espiritualidade promovido pela Itepa Faculdades. O Curso iniciou em janeiro de

Finalizou a segunda etapa do Curso de Pós-Graduação em Espiritualidade promovido pela Itepa Faculdades. O Curso iniciou em janeiro de 2025 e prossegue até julho de 2026. A segunda etapa aconteceu de março a novembro de 2025, com uma aula semanal. A próxima etapa será de 12 a 24 de janeiro de 2026, com aulas nos turnos da manhã e tarde. Durante a última etapa foram estudados vários componentes curriculares de diversas subáreas da Teologia Espiritual. Abaixo, segue um texto comentando sobre a disciplina de Eco Espiritualidade.

***

LOUVADO SEJAS MEU SENHOR …

“LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor”, cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”.

É dessa forma que iniciamos o estudo sobre Eco Espiritualidade com o Professor Ir. Afonso Murad. Esse é um dos conteúdos de estudo do segundo semestre da turma de pós-graduação em Espiritualidade. Foram quatro semanas de aprofundamento sobre o amor e cuidado da natureza, nossa mãe terra, nosso planeta. A criação ainda não acabou. Deus está presente no mais íntimo de cada ser e nos processos da história. Conforme Laudato Si 67, cada comunidade toma da terra o que necessita e deve garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras. Por isso todos nós temos uma reciproca responsabilidade sobre a natureza e tudo o que Deus criou.

A Laudato Si’ faz parte da nossa realidade. O importante e necessário é criarmos mais consciência de que todos nós, seres do universo estamos unidos por laços invisíveis formando uma comunhão que nos impele a um respeito sagrado, amoroso e de cuidado com a natureza, pois “tudo está interligado como se fossemos um…” conforme a música de Antônio Cardoso.

Assim, ao mergulharmos na vivência da Eco espiritualidade, somos convidados a reencontrar o sentido mais profundo da nossa relação com Deus, com os outros e com toda a criação. Cuidar da Terra é, portanto, um gesto de fé, de amor e de justiça, pois reconhecer a presença divina em todas as coisas nos leva a um compromisso concreto com a vida em todas as suas formas. Que este caminho de reflexão e ação nos conduza a um novo modo de habitar o Planeta — mais simples, solidário e sustentável —, tornando-nos instrumentos da paz e do cuidado que brotam do coração de Deus para toda a criação.

Escrito por Ir. Idete Alba, SND e Ir. Valmí Bohn, SDP
Estudantes da Pós-Graduação em Espiritualidade
Itepa Faculdades

Foto: Itepa Faculdades

Finalizou a segunda etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.