Finalizou a segunda etapa do Curso de Pós-Graduação em Espiritualidade promovido pela Itepa Faculdades. O Curso iniciou em janeiro de 2025 e prossegue até julho de 2026. A segunda etapa aconteceu de março a novembro de 2025, com uma aula semanal. A próxima etapa será de 12 a 24 de janeiro de 2026, com aulas nos turnos da manhã e tarde. Durante a última etapa foram estudados vários componentes curriculares de diversas subáreas da Teologia Espiritual. Abaixo, segue um texto comentando sobre a disciplina de Eco Espiritualidade.
***
LOUVADO SEJAS MEU SENHOR …
“LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor”, cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”.
É dessa forma que iniciamos o estudo sobre Eco Espiritualidade com o Professor Ir. Afonso Murad. Esse é um dos conteúdos de estudo do segundo semestre da turma de pós-graduação em Espiritualidade. Foram quatro semanas de aprofundamento sobre o amor e cuidado da natureza, nossa mãe terra, nosso planeta. A criação ainda não acabou. Deus está presente no mais íntimo de cada ser e nos processos da história. Conforme Laudato Si 67, cada comunidade toma da terra o que necessita e deve garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras. Por isso todos nós temos uma reciproca responsabilidade sobre a natureza e tudo o que Deus criou.
A Laudato Si’ faz parte da nossa realidade. O importante e necessário é criarmos mais consciência de que todos nós, seres do universo estamos unidos por laços invisíveis formando uma comunhão que nos impele a um respeito sagrado, amoroso e de cuidado com a natureza, pois “tudo está interligado como se fossemos um…” conforme a música de Antônio Cardoso.
Assim, ao mergulharmos na vivência da Eco espiritualidade, somos convidados a reencontrar o sentido mais profundo da nossa relação com Deus, com os outros e com toda a criação. Cuidar da Terra é, portanto, um gesto de fé, de amor e de justiça, pois reconhecer a presença divina em todas as coisas nos leva a um compromisso concreto com a vida em todas as suas formas. Que este caminho de reflexão e ação nos conduza a um novo modo de habitar o Planeta — mais simples, solidário e sustentável —, tornando-nos instrumentos da paz e do cuidado que brotam do coração de Deus para toda a criação.
Escrito por Ir. Idete Alba, SND e Ir. Valmí Bohn, SDP
Estudantes da Pós-Graduação em Espiritualidade
Itepa Faculdades
Foto: Itepa Faculdades
Finalizou a segunda etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade