>
>
>
“Fazei isto em memória de mim”: Arquidiocese celebra a Quinta-feira Santa

“Fazei isto em memória de mim”: Arquidiocese celebra a Quinta-feira Santa

Celebração recorda o exemplo de Jesus durante a Santa Ceia Centrada no Evangelho de São João que recorda os acontecimentos

Celebração recorda o exemplo de Jesus durante a Santa Ceia

Centrada no Evangelho de São João que recorda os acontecimentos que antecedem a Paixão e Morte de Jesus Cristo, a Quinta-feira Santa, 13, envolveu a comunidade em uma celebração na Catedral Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo arcebispo dom Rodolfo Luís Weber, e apresentou dois ritos significativos da data: a instituição da Eucaristia e do sacerdócio e o Lava-pés.

A Quinta-feira Santa dá início ao Tríduo Pascal e busca recordar o exemplo de Jesus. “A quinta é santa por aquilo que aconteceu e que nós fazemos memória hoje. Hoje somos os seguidores do Mestre. Este é o dia em que Jesus deixa as últimas recomendações e tem gestos fortes, revelando os últimos detalhes da sua missão”, explicou o arcebispo que, em sua homilia, explanou sobre os últimos atos de Cristo. “No Evangelho, Jesus questiona se os discípulos entendem o seu gesto. O que significa a Eucaristia? Qual o seu significado? A Eucaristia mantém a sua força porque está vinculada ao fato histórico que lhe deu origem – só tem razão de ser se estiver vinculada a Cristo, diretamente. Neste sacramento, celebramos, na Eucaristia, toda a vida, a missão, paixão, morte e ressurreição de Cristo. Assim também é o Lava-pés: só é compreensível se soubermos aquilo que Jesus fez anteriormente ao ato”, explicou e concluiu enfatizando a importância da Eucaristia na vida da Igreja. “É preciso viver a Eucaristia, que é a grande fonte de Deus. É preciso, sim, entender o rito, mas, acima de tudo, viver da Eucaristia”.

Ao fim da celebração, o altar foi desnudo e a comunidade foi convidada a fazer um momento de adoração, silêncio e vigília em memória ao sofrimento e agonia do Cristo antes de ser entregue a Pilatos. Na Catedral Metropolitana, a Semana Santa, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, será vivenciada, ainda, na sexta-feira – às 15h, com a celebração da Paixão e às 16h com a Procissão do Senhor morto -, no sábado às 20h e, também, no domingo às 10h30.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.