>
>
>
Facilitadores da Conversação no Espírito realizam Conversação no Espírito

Facilitadores da Conversação no Espírito realizam Conversação no Espírito

Utilizando-se do próprio Método da Conversação no Espírito, aconteceu na manhã de 1º de agosto, a avaliação da Conversação do

Utilizando-se do próprio Método da Conversação no Espírito, aconteceu na manhã de 1º de agosto, a avaliação da Conversação do Espírito realizada com os Presbíteros que atuam na Arquidiocese de Passo Fundo (23 de julho). Estiveram presentes os membros da Equipe Arquidiocesana para o Sínodo e os Facilitadores e Facilitadoras.


Preparação

O primeiro passo da Conversação dos Facilitadores foi a Preparação feita pessoalmente antes do encontro. Além dos aspectos positivos e pontos a melhor, os Facilitadores refletiram e rezaram sobre as impressões e os sentimentos experimentados antes, durante e depois da Conversação do Espírito dos Presbíteros.


Escutar e Falar

No “Escutar e Falar” expressaram a importância da formação que foi oferecida aos Facilitadores, o material de apoio fornecido e o envolvimento dos Presbíteros nesta etapa sinodal.


Foi avaliado positivamente a capacidade que os Facilitadores tiveram de manter a conversa centrada nos temas propostos, ajudando na inclusão e valorização da diversidade de experiências.


Outro ponto positivo foi a utilização do Método que promoveu a participação ativa e ouviu-se a diversidade das experiências dos participantes (idade, religiosos, diocesanos).


Reflexões sobre a Metodologia

A avaliação abrangente e sistemática da experiência da Conversação no Espírito foi sintetizada em cinco pontos:

1) a metodologia da Conversação no Espírito pode ser usada nas paróquias, pastorais, conselhos, etc e tende a qualificar a pastoral e a educar para a escuta e a fala respeitosas;


b) a preparação para o encontro é fundamental para qualificar a partilha das falas e ouvir o Espírito Santo pois Ele acompanha antes (preparação), durante e depois;


c) o tempo cronometrado não visa enrijecer, mas educar para o falar, o ouvir, o silenciar, o rezar evitando a monopolização da palavra ou a omissão e promovendo a fraternidade e a amizade social;


d) a Conversação é também uma forma de cultivo espiritual que pode quebrar disputas, criar respeito e gerar amizades espirituais.


Síntese

Após a Conversação no Espírito dos Facilitadores, a Equipe Arquidiocesana para o Sínodo permaneceu reunida trabalhando na Síntese da Conversação do Espírito dos Presbíteros que será enviada para a Secretaria Geral do Sínodo, em Roma.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.