>
>
>
Facilitadores da Conversação no Espírito realizam Conversação no Espírito

Facilitadores da Conversação no Espírito realizam Conversação no Espírito

Utilizando-se do próprio Método da Conversação no Espírito, aconteceu na manhã de 1º de agosto, a avaliação da Conversação do

Foto da Catedral

Utilizando-se do próprio Método da Conversação no Espírito, aconteceu na manhã de 1º de agosto, a avaliação da Conversação do Espírito realizada com os Presbíteros que atuam na Arquidiocese de Passo Fundo (23 de julho). Estiveram presentes os membros da Equipe Arquidiocesana para o Sínodo e os Facilitadores e Facilitadoras.


Preparação

O primeiro passo da Conversação dos Facilitadores foi a Preparação feita pessoalmente antes do encontro. Além dos aspectos positivos e pontos a melhor, os Facilitadores refletiram e rezaram sobre as impressões e os sentimentos experimentados antes, durante e depois da Conversação do Espírito dos Presbíteros.


Escutar e Falar

No “Escutar e Falar” expressaram a importância da formação que foi oferecida aos Facilitadores, o material de apoio fornecido e o envolvimento dos Presbíteros nesta etapa sinodal.


Foi avaliado positivamente a capacidade que os Facilitadores tiveram de manter a conversa centrada nos temas propostos, ajudando na inclusão e valorização da diversidade de experiências.


Outro ponto positivo foi a utilização do Método que promoveu a participação ativa e ouviu-se a diversidade das experiências dos participantes (idade, religiosos, diocesanos).


Reflexões sobre a Metodologia

A avaliação abrangente e sistemática da experiência da Conversação no Espírito foi sintetizada em cinco pontos:

1) a metodologia da Conversação no Espírito pode ser usada nas paróquias, pastorais, conselhos, etc e tende a qualificar a pastoral e a educar para a escuta e a fala respeitosas;


b) a preparação para o encontro é fundamental para qualificar a partilha das falas e ouvir o Espírito Santo pois Ele acompanha antes (preparação), durante e depois;


c) o tempo cronometrado não visa enrijecer, mas educar para o falar, o ouvir, o silenciar, o rezar evitando a monopolização da palavra ou a omissão e promovendo a fraternidade e a amizade social;


d) a Conversação é também uma forma de cultivo espiritual que pode quebrar disputas, criar respeito e gerar amizades espirituais.


Síntese

Após a Conversação no Espírito dos Facilitadores, a Equipe Arquidiocesana para o Sínodo permaneceu reunida trabalhando na Síntese da Conversação do Espírito dos Presbíteros que será enviada para a Secretaria Geral do Sínodo, em Roma.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Igreja

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.