>
>
>
Escola Diaconal: curso inicia nessa sexta-feira

Escola Diaconal: curso inicia nessa sexta-feira

Construído de forma coletiva desde 2014, o projeto da Escola Diaconal, que terá início na noite dessa sexta-feira, envolve a

Construído de forma coletiva desde 2014, o projeto da Escola Diaconal, que terá início na noite dessa sexta-feira, envolve a Arquidiocese de Passo Fundo, a Diocese de Erexim e a Itepa Faculdades em uma proposta que busca a formação de dáconos permanentes a partir das orientações do Magistério da Igreja. Com 35 candidatos inscritos – 25 da diocese de Erexim e 10 da Arquidiocese de Passo Fundo -, a Escola Diaconal, que funcionará no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, é uma resposta às necessidades das Igrejas Particulares da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

A partir da importância de as dioceses contarem com o serviço do diaconato permanente, o processo de construção da Escola Diaconal destacou, especialmente, a preparação dos candidatos e, por isso, a necessidade de oferecer um curso para a capacitação teológico-pastoral a esse ministério. Assim, coordenada pelos padres Valter Girelli, Jair Carlesso, Maicon Malacarne, Jorge Dallagnol e pelo diácono Pascoal Pozza, a Escola oferecerá aulas bimensais, sempre nas sextas-feiras e nos sábados, e está diretamente ligada à Itepa Faculdades.

Cronograma

Ao todo, a formação dos diáconos permanentes será realizada em 912 horas divididas em duas dimensões fundamentais: a intelectual e a humano-espiritual. No que diz respeito à dimensão intelectual, os conteúdos serão trabalhados em 3 anos, aglutinados em três eixos centrais: fundamentação bíblica (Sagrada Escritura); fundamentação histórico-teológica (Igreja) e fundamentação pastoral (Missão). Junto com o conteúdo, será trabalhada transversalmente a dimensão humano-espiritual, na reflexão de alguns temas específicos, na convivência cotidiana do grupo, na participação de cada um na caminhada do curso, nos momentos orantes e celebrativos, nos retiros concluintes de cada ano do curso.

Vocação que envolve

O diaconato é uma vocação que “se direciona e é acolhida por homens concretos, cada qual com sua história, limitações e qualidades. Por isso, não é plausível procurar o candidato ideal, portador de todos os pré-requisitos para esse ministério” (Doc. 96, n. 132). Assim, para se candidatar à Escola Diaconal é preciso, em síntese, ter vocação ao ministério diaconal; testemunho de vida: homens de fé, de esperança e de caridade comprovada; saúde física, emocional, mental e espiritual e equilíbrio afetivo-emocional; estabilidade econômico-financeira e previdenciária; capacidade intelectual para acompanhar o curso, desenvolver o ministério e abertura à formação permanente;  envolvimento afetivo e efetivo na comunidade, com engajamento de cinco ou mais anos;  capacidade de diálogo, de comunhão eclesial (com o bispo, o presbitério e organismos), de liderança e espírito de equipe; aceitação, consentimento e colaboração efetiva da esposa e dos filhos; estabilidade matrimonial e vida familiar coerente com os ensinamentos da Igreja; espírito de oração, de serviço e interesse pelo estudo;  opção pela pobreza e pelos pobres e abertura para exercer o ministério nas mais diversas realidades; aceitação da comunidade e do presbitério.

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Campanha da Fraternidade, Notícias

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.