>
>
>
Encontros dos bispos: passeios marcam o dia do episcopado

Encontros dos bispos: passeios marcam o dia do episcopado

Durante esta quarta-feira, 02, os bispos gaúchos dedicaram parte do tempo para fazer um passeio pelos pontos turísticos religiosos da

Durante esta quarta-feira, 02, os bispos gaúchos dedicaram parte do tempo para fazer um passeio pelos pontos turísticos religiosos da Diocese de Frederico Westphalen.

O dia iniciou com uma visita ao Complexo Luz e Alegria de Rádios, pertencente à Diocese, onde os bispos puderam conhecer a estrutura da rádio, estúdios, departamento de jornalismo e direção. O episcopado também pôde, de forma breve, falar um pouco sobre as suas dioceses e as impressões do encontro. O diretor do Complexo Luz e Alegria, Marco Maciel, explanou os objetivos da rádio e o seu compromisso com a Igreja. “Nosso objetivo é evangelizar, temos um projeto chamado “Evangelizando nas ondas do rádio” que leva a nossa rádio a todas as paróquias para transmitir e acompanhar os momentos importantes” destacou. O diretor também colocou a rádio à disposição de todas as dioceses, no que puder ser útil.

Nonoai

A segunda parada foi no Santuário Beatos Manuel e Adílio, na cidade de Nonoai, onde Dom Keller e os padres da paróquia explicaram um pouco sobre a vida dos mártires. “Os beatos Manuel e Adílio foram mortos em 1924, quando estavam no caminho para Três Passos para atender a paróquia. O martírio dos dois foi confirmado e em 2007 os dois foram beatificados”.

Dom Zeno Hastenteufel, antigo bispo de Frederico Westphalen também contou sua vivência com a devoção dos mártires. “Eu vivi o período do processo de beatificação e posso dar testemunho da fé deste povo nos mártires”.

O arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert também deu seu testemunho da devoção dos fiéis aos Beatos, a qual ele acompanhou quando Frederico Westphalen pertencia à Arquidiocese de Santa Maria.

Os bispos acompanharam ainda uma breve explanação sobre o processo de canonização que está em andamento.

Ametista do Sul

Após o almoço os bispos tiveram a oportunidade de visitar a Igreja São Gabriel de Ametista do Sul, que é totalmente revestida de pedras ametistas, retiradas das furnas da cidade.

O Padre Gilberto Giacomoni, pároco de Ametista destacou a alegria de receber todos os bispos gaúchos na sua paróquia. Ele também entregou um presente aos bispos: um vinho produzido na cidade e também uma amostra de pedra ametista.

Arquidiocese de Passo Fundo

O ponto alto deste dia de reunião dos bispos foi o anúncio do novo arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber. Dom Rodolfo é natural de Bom Princípio (RS) e atualmente é bispo da Prelazia de Cristalândia, no Tocantins.

O anúncio do novo arcebispo foi feito ao vivo pelo Complexo Luz e Alegria, acompanhado de todo o episcopado. O decreto de Dom Paulo Antonio de Conto, atual administrador apostólico de Passo Fundo, foi lido pelo secretário-executivo do Regional, Padre César Leandro Padilha.

Os bispos, acolhendo já em seus corações o novo arcebispo, também agradeceram a Dom Paulo de Conto pelo seu trabalho durante estes meses em que a Arquidiocese de Passo Fundo esteve vacante.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Maíra Francischete e Silva | Diocese de Frederico Westphalen

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.