>
>
>
Encontro dos Organismos: um sinal de comunhão da Igreja gaúcha

Encontro dos Organismos: um sinal de comunhão da Igreja gaúcha

Em espírito de comunhão eclesial aconteceu, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, pela segunda vez no ano, o Encontro dos

Foto da Catedral

Em espírito de comunhão eclesial aconteceu, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, pela segunda vez no ano, o Encontro dos Organismos do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Além de dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, estiveram reunidos os padres coordenadores diocesanos de pastoral, coordenadores das pastorais específicas e organismos da Igreja gaúcha.

Durante o encontro, foi tratado sobre a Campanha da Fraternidade 2017 que refletirá o tema dos biomas brasileiros. Na apresentação do consultor ambientalista, Beto Moesch, se constatou que os biomas gaúchos da Mata Atlântica e do Pampa estão ameaçados. “O diagnóstico perpassa pelo zoneamento Econômico Ecológico, estímulos para quem preserva ou produz de forma sustentável, bem como campanhas visando melhorar a nossa cultura e a nossa percepção sobre a importância dos biomas e do meio ambiente”, falou Moesch.

Ainda, o projeto Igreja Solidária, ligado a missão em Moçambique, também esteve presente na pauta ao lado da evangelização da juventude, do novo site do regional e, ainda, de questões referentes à Romaria da Terra, preparação para o Natal e as diversas pastorais com enfoque ao Jubileu da Misericórdia. Também, o padre João Marcos Cimadon, scalabriniano, responsável pela Pastoral do Migrante no RS e em SC e o diácono Ivo Guizzardi, que por mais de 40 anos foi o responsável pela Cáritas da Arquidiocese de Porto Alegre e que faleceram neste ano, foram lembrados durante o encontro. Para o secretário executivo, padre Cesar Leandro Padilha, as celebrações eucarísticas, a partilha da Palavra de Deus e a convivência foram momentos importantes de formação e partilha. “Mais que as temáticas, o importante são as partilhas das dioceses com seus desafios, projetos e realizações”, salientou Padilha.

Ainda, de acordo com o vice-presidente do Regional, dom José Gislon, o encontro reforçou os laços de comunhão da Igreja. “Revimos a caminhada e projetamos aquilo que é específico da vida eclesial. O que podemos melhorar diante dos desafios, nos alegrar com o espírito missionário e diálogo entre as realidades que compõem o regional. Revitalizamos nossas forças no anúncio do Reino sempre em comunhão com a CNBB Nacional e o papa Francisco”, concluiu o bispo.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3

Compartilhe

Notícias mais lidas

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.