>
>
>
Duzentos anos da chegada dos imigrantes alemães são celebrados na Arquidiocese de Passo Fundo

Duzentos anos da chegada dos imigrantes alemães são celebrados na Arquidiocese de Passo Fundo

  No dia 25 de julho aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Passo Fundo a celebração ecumênica na

Foto da Catedral

 

No dia 25 de julho aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Passo Fundo a celebração ecumênica na intenção do Aniversário de 200° anos da Imigração alemã no Rio Grande do Sul. A celebração recordou a trajetória iniciada no ano de 1824 dos primeiros 39 imigrantes de língua alemã que chegaram em São Leopoldo. Essa celebração se une as diversas festividades desse Bicentenário que estão ocorrendo em nosso Estado que trazem presente a história de sofrimento e esperança dos imigrantes do passado e do presente, que fugindo da violência da guerra se desafiam a migrar em busca de melhores condições de vida.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto

No dia 29 de setembro de 2024 celebramos o 110° dia mundial do migrante e do refugiado com o tema: “Deus caminha com o seu povo”. E foi essa motivação que ecoou na celebração realizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus nos cânticos do coral Prosit – da Associação Sociocultural Alemã de Passo Fundo e do coral Momento Novo da comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. Além dos cânticos a celebrações apresentou símbolos e as histórias que fazem memória da presença da descendência alemã na cidade de Passo Fundo e região.


A celebração ecumênica foi presidida por Dom Rodolfo – Arcebispo Metropolitano de Passo Fundo (ICAR); o pastor Günter Martinho Pfluck – Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB); pastora Betinha Schlittler Cavallin e pastora Roseli Buchmayer – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Celebrar a história é recordar as realidades atuais que ainda refletem a esperança de tantos que migram e como nos fala o Papa Francisco: “Muitos migrantes fazem experiência de Deus companheiro de viagem, guia e âncora de salvação. Confiam-se-Lhe antes de partir, e recorrem a Ele em situações de necessidade. N’Ele procuram consolação nos momentos de desânimo. Graças a Ele, há bons samaritanos ao longo da estrada. Na oração, confiam a Ele as suas esperanças. Quantas bíblias, evangelhos, livros de orações e terços acompanham os migrantes nas suas viagens através dos desertos, rios e mares e das fronteiras de cada continente!” (Mensagem para 110° dia Mundial do migrante e refugiado).Pode ser uma imagem de 15 pessoas, violino e casamento


     

Por: PADRE TIAGO ANDRÉ GUIMARÃES

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Itepa Faculdades

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.