>
>
>
Dúvidas e respostas sobre as coletas da Igreja

Dúvidas e respostas sobre as coletas da Igreja

  Devo contribuir com as coletas que a Igreja realiza?   Muitas pessoas perguntam aos padres e outras lideranças da

 

Devo contribuir com as coletas que a Igreja realiza?

 

Muitas pessoas perguntam aos padres e outras lideranças da Igreja Católica se devem colaborar com esta ou aquela coleta. Qual coleta escolher? Que critério usar? O Diretório sobre a Organização da Paróquia – Documento da Igreja Particular de Passo Fundo – ajuda a responder a questão. Em resumo diz o seguinte:

 

– Todos somos vivamente estimulados a colaborar com as coletas prescritas pela Igreja Universal, pela CNBB e pela Arquidiocese de Passo Fundo;

 

– As coletas prescritas são: Coleta para a Evangelização, Coleta da Solidaridade/Campanha da Fraternidade, Lugares Santos, Projeto Moçambique do Regional Sul 3, Óbolo de São Pedro, Coleta para as Vocações e Coleta para as Missões e Santa Infância. Todas estas coletas são divulgadas neste site.

 

– É de suma importância contribuir com o Dízimo na sua Paróquia. Na escolha entre o Dízimo e outras contribuições, é preferível ser um dizimista fiel. Contribuir com o Dízimo é direito e dever dos fiéis. É um dos Mandamentos da Igreja.

 

– Durante a Missa, todo o fiel pode contribuir com as ofertas que, no geral, tem a finalidade de manter o culto e as obras da Paróquia. As crianças, geralmente, gostam de participar deste momento. Estas ofertas, no entanto, não equivelem e nem substitui o Dízimo.

 

– Cuidado com as campanhas via meios de comunicação social e redes sociais. O Código de Direito Canônico afirma que “é proibido a qualquer pessoa privada, física ou jurídica, recolher ofertas para qualquer instituto ou fins pios ou eclesiásticos, sem a licença escrita do Ordinário ou do Ordinário local (o bispo)”. Além disto, a colaboração com estes pedidos é facultativa e não substituem o Dízimo na Paróquia.

 

– Os doadores tem direito em saber como os recursos são aplicados. Trata-se de uma questão moral em respeito à vontade dos doadores.

 

A Igreja precisa organizar coletas?

Segundo Diretório sobre a Organização da Paróquia, desde a era apostólica, na Igreja, “são realizadas coletas para finalidades específicas. São Paulo promoveu uma coleta em Corinto para os cristãos de Jerusalém e deu a seguinte recomendação: ‘Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois ¨Deus ama quem dá com alegria¨´(2Cor 9,7). É necessário motivar as coletas em todas as comunidades e fazer conhecer a sua finalidade. As coletas são exercícios da partilha. Elas devem ser realizadas em todas as comunidades da paróquia e todos os fiéis são vivamente convidados a colaborarem”.

 

Qual é a próxima Coleta prescrita pela Igreja?

É a Coleta para a Evangelização. Ela acontece no Terceiro Domingo do Advento – neste ano, dias 10 e 11 de dezembro (conforme calendário civil). Sua finalidade é ajudar no trabalho evangelizador da Igreja no Brasil. Dos recursos arrecadados, 45% permanecem na Arquidiocese, 20% são remetidas à CNBB regional Sul 3 e 35% à CNBB Nacional.

Em nota circular, enviada aos padres e comunidades, Dom Rodolfo afirma: “Recordamos que no 3º Domingo do Advento é realizada a Coleta para a Evangelização, com a finalidade de ajudar no trabalho evangelizador da Igreja no Brasil. Esta coleta sustenta, em grande parte, a missão evangelizadora do CNBB – Conferência Nacional dos Bispos no Brasil. Sigamos as orientações contidas no Diretório sobre a Organização da Paróquia contidas no nº 113, motivando, explicando e enviando o valor coletado. Exortamos a todos viverem o tempo litúrgico do Advento com muita fé e alegria. Acolhamos o Salvador que nasce na pobre gruta de Belém e hoje vem para nascer em cada comunidade, em cada casa e deseja ser acolhido por cada pessoa”.

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Destaques, Itepa Faculdades

03 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.