A Itepa Faculdades unida à Diocese de Vacaria, no próximo domingo, celebrará os 95 anos de Dom Orlando Dotti, Bispo Emérito de Vacaria. Dom Orlando como frade capuchinho, presbítero e bispo dedicou sua vida à fé, a formação do povo de Deus e à justiça social.
Dom Orlando fez parte do Conselho de Administração do Itepa e é uma presença muito significativa em aulas, cursos, conferências e outros eventos da Itepa Faculdades. Segundo ele, a Itepa Faculdades
representa um esforço conjunto de dioceses “visando responder adequadamente à necessidade de formação de seus agentes de pastoral. É seu projeto, a um tempo, sinal e princípio de sua unidade […]. A partir [da Itepa Faculdades], nossa região tornou-se o lugar teológico de nossa reflexão”. Em homenagem à sua pessoa, a Itepa Faculdades nomeou a Sala 2 de “Dom Orlando Octacílio Dotti”.
Na Celebração dos 95 anos será lançada a obra “O coração fala ao coração – legado de Dom Orlando Octacílio Dotti”. Solicitada pelo atual Bispo de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, a obra foi organizada por Adriana Zamboni Rossi, Pe. Cláudio Antônio Prescendo, Frei Nédio Pértile, Frei Vilson Dalagnol e o próprio Dom Orlando.
A publicação resultou em dois volumes, o primeiro de 680 páginas, e o segundo de 768 páginas. O resultado é fruto do trabalho de muitas mãos e de muitas cabeças. Os artigos que Dom Orlando publicou na Revista Caminhando com a Itepa – hoje Revista Teopráxis – constam na obra.
A sessão pública de lançamento dos livros está sendo organizada, com as respectivas Prefeituras, em três municípios os quais se revestem de significado especial para Dom Orlando Dotti: Vacaria, Antônio Prado e Ipê. A Itepa Faculdades participará da sessão em Vacaria, dia 22 de junho de 2025 (domingo), às 18hs. Haverá Missa na Igreja Catedral Nossa Senhora de Oliveira em ação de graças pelos 95 anos e depois prossegue, na Cripta, a sessão de lançamento, a sessão de autógrafos e o coquetel.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, Dom Orlando falou sobre sua vida, sua missão e sobre a obra que será lançada. Também comentou sobre seu trabalho na Comissão Pastoral da Terra, sobre a guerra no Oriente Médio, sobre o Papa Leão XIV, entre outros assuntos.
Tocador de áudio