>
>
>
Dom Altieri participa da 78ª Romaria de Nossa Senhora da Salette

Dom Altieri participa da 78ª Romaria de Nossa Senhora da Salette

A Romaria de Nossa Senhora da Salette já faz parte do calendário religioso e devocional do Povo de Deus do

A Romaria de Nossa Senhora da Salette já faz parte do calendário religioso e devocional do Povo de Deus do Alto Uruguai, onde está a cidade de Marcelino Ramos. Conhecida pelo balneário de águas termais e principalmente pelo Santuário que homenageia a Santa, a cidade celebrou na última quinta-feira, a aparição de Nossa Senhora da Salette, ocorrida no dia 19 de setembro de 1846, na França, para duas crianças.

O primeiro dia da Romaria em Marcelino Ramos, que pertence a Diocese de Erechim, contou com a presença do Arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, que presidiu a missa solene na parte da manhã com grande participação de fieis vindos de diferentes cidades e estados do sul do Brasil, além dos Saletinos e padres da Diocese de Erechim.

Na homilia, Dom Altieri analisou que o tema da Romaria, “Salette: convite de Deus para viver nossa fé”, nos leva a refletir nossa atuação de cristão frente ao consumismo e indiferença religiosa presente no mundo. O arcebispo recordou ainda que Salette faz parte da sua vida e influenciou de forma muito significativa em sua fé e vocação, já que os missionários saletinos visitavam sua casa em São Paulo quando ele ainda era criança. “Minha família alcançou graças por meio dessa devoção e inclusive tenho uma irmã com o nome Salette”, acrescentou Dom Antonio Carlos Altieri.

Centenas de pessoas participaram da Romaria na última quinta-feira, 19 de setembro.

Na parte da tarde rezou-se o terço meditado  e atendeu-se confissões no Santuário da reconciliação. Mesmo com ameaça de chuva os fieis realizaram a procissão luminosa depois da missa na Igreja Matriz e, já no Santuário, acompanharam a encenação da Aparição, seguida pela Benção do Santíssimo Sacramento.

A romaria terá sua segunda etapa nos dias 28 e 29 de setembro, finalizando assim as comemorações dos 167 anos da Aparição de Nossa Senhora na Montanha dos Alpes Franceses.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.