>
>
>
CUIDAR DA CRIAÇÃO: UM IMPERATIVO

CUIDAR DA CRIAÇÃO: UM IMPERATIVO

Os relatos bíblicos da criação falam da confiança do Criador entregando sua obra aos cuidados da humanidade. Desse modo Ele

Foto da Catedral

Os relatos bíblicos da criação falam da confiança do Criador entregando sua obra aos cuidados da humanidade. Desse modo Ele nos fez cocriadores. Há que se questionar sobre nossa conduta em referência a esse “cargo de confiança”. As Romarias da Terra têm sido espaço de reflexão e oração voltados para os cuidados com a mãe terra.


Em 13 de fevereiro de 2024 o povo de Deus do Estado do Rio Grande do Sul volta a se encontrar em romaria. Desta vez o município de Ipê, Diocese de Vacaria, acolhe a 46ª Romaria da Terra. A comissão organizadora tem realizado reuniões mensais em vista desse momento distinto. E escolheu como tema: “Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida!”.


A inspiração para o elemento “escuta” vem da experiência sinodal a que a Igreja é chamada. “Uns à escuta dos outros e todos juntos à escuta do Espírito Santo”, cunhou o Papa Francisco. Esse “escutar uns aos outros” contempla a escuta, também, da terra. O que ela está dizendo? Que recados os eventos climáticos têm trazido? Silenciar, contemplar é sábia atitude.


Chamar a terra de mãe nos remete a expressões de tantos povos que se percebem filhos. Reconhecer a terra como mãe é adotar um comportamento de respeito, de zelo, de cuidado.


A devoção mariana é bem expressiva na região que acolhe a Romaria da Terra. Ademais, o povo cristão gosta de Nossa Senhora e se sente irmanado ao nazareno que nos deu a Sua mãe para ser a nossa mãe. Na identidade visual (cartaz) da 46ª RT/RS, as duas figuras femininas – a “pachamama” e a imagem de Maria com traços da padroeira da Diocese de Vacaria, Nossa Senhora da Oliveira – ocupam o lugar central e é visível uma harmonia possível na criação.


A figura de Maria aponta, também, para a presença de todas as mulheres no cuidado com a vida. A toalha de retalhos evidencia a organização das mulheres no Município de Ipê e sugestiona a necessária participação de todos na construção da sociedade e Igreja sinodal, protetores do planeta.


Sintamo-nos, todos convidados a mobilizar as comunidades para dialogar sobre nossa responsabilidade no cuidado da criação.


Prof. Pe. Rene Zanandréa

Busque mais informações junto às Secretarias Paroquiais. Baixe os materiais (oração, hino, revista, chamadas para rádio) da 46ª RT/RS nesse endereço: https://drive.google.com/drive/folders/1aUb7_-S1RhFGAv7KBUPcsI1YKsnJjdmO?usp=sharing.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.