>
>
>
Cuidado com a vida norteará a evangelização da juventude do Estado no próximo biênio

Cuidado com a vida norteará a evangelização da juventude do Estado no próximo biênio

Nos dias 21 e 22 de novembro as lideranças das Arqui/dioceses se reuniram para avaliar o biênio 2014/2015, após ter

Nos dias 21 e 22 de novembro as lideranças das Arqui/dioceses se reuniram para avaliar o biênio 2014/2015, após ter vivido dois anos buscando aprofundar a dimensão missionária da fé, a partir do convite do Papa Francisco na JMJ Rio 2013 “Ide, sem medo, para servir”. A proposta foi retomar este caminho com um olhar atento, analítico e ao mesmo tempo de discernimento para, no conjunto das Arqui/Dioceses presentes, recolher as aprendizagens do percurso percorrido.

A irmã Zenilde Fontes, coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB ressalta que a permanente ação e reflexão  ajudou bastante no momento avaliativo. “A avaliação começou já bem antes nas dioceses, através da análise dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, e esses foram os conteúdos que pautaram a metodologia de trabalhos do encontro. A metodologia favoreceu a participação pessoal em pequenos grupos e no grande grupo também”, disse.  

No sábado, todos foram convidados a “olhar pelo retrovisor” para identificar o caminho percorrido e se lançar para um outro horizonte a ser atingido. “O caminho nos proporcionou alguns elementos chaves, como a mística da gratuidade e alteridade, a comunhão e a participação, o permanecer para pertencer, o serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão eclesial, a acolhida, cuidado e o compromisso, que deram todo o tom do esforço de fazer a experiência de ser uma Igreja em saída. Tivemos a oportunidade de visualizar como regional, analisando os aspectos convergentes das avaliações. A cada etapa do trabalho se evidenciava o alinhamento nas perspectivas da formação, missionariedade, estruturas de acompanhamento e cuidado com a vida”, diz irmã Zenilde.

Ainda no sábado, os jovens e assessores contaram com a presença do bispo diocesano de Cruz Alta e referencial para o Serviço de Evangelização da Juventude no Rio Grande do Sul, Dom Adelar Baruffi, que sinalizou os caminhos da Igreja no mundo e para o Brasil, com os documentos Evangelli Gaudium, Laudato Sí, Jubileu extraordinário da Misericórdia, Diretrizes da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, tudo isso no espírito do Vaticano II, uma Igreja de comunhão e participação, com seus desdobramentos para o Regional. Dom Adelar acentuou e lembrou que a Igreja no Rio Grande do Sul está no Espírito das linhas propostas pelo Papa Francisco.

A Celebração Eucarística foi o ápice de todas as partilhas, realidades, sonhos e desafios, ao final do primeiro dia.  O Bispo, em nome da Igreja gaúcha, abençoou o jovem João Francisco Bóllico, da Diocese de Cruz Alta, que juntamente com Bernardo Menezes, da Diocese do Rio Grande, partirão para a Missão Jovem na Amazônia, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Dom Adelar também anunciou a permanência da irmã Zenilde na coordenação do Serviço de Evangelização da Juventude para os próximos anos.  À noite houve um momento festivo de convivência e partilha entre os participantes do encontro.

O domingo iniciou com a Leitura Orante da Palavra de Deus, rezando a dimensão do cuidado a partir do texto bíblico da Família de Nazaré. Com base nas contribuições e reflexões do grupo no dia anterior, foram definidos para a Evangelização da Juventude no Rio Grande do Sul, os seguintes eixos:

Pedagogia da Formação: Qualidade e quantidade de lideranças adultas e jovens; promover a capacitação de adultos e jovens no processo de amadurecimento da fé (Iniciação à vida cristã) como eixo integrador de toda ação e reflexão.

Estruturas de Acompanhamento: Pastoral orgânica e de conjunto; articular, refletir, planejar e fortalecer as estruturas organizativas que acompanham os processos de educação na fé, definindo o caminhar da Evangelização da Juventude no Estado a partir das linhas nacionais, de acordo com a pastoral orgânica das dioceses pela necessidade da juventude dos grupos, numa permanente busca de participação e comunhão com as diferentes instâncias eclesiais e com as organizações juvenis.

Missionariedade: Postura e experiência missionária em defesa da vida; fortalecer as experiências missionárias a partir da cultura do encontro, no espírito da Igreja em Saída, promovendo a pastoral de conjunto e a identidade missionária na ação evangelizadora.

Cuidado com a Vida: Promover iniciativas que valorizem o comprometimento com a sacralidade e inviolabilidade da própria vida e da vida dos seus semelhantes em todas as suas esferas e dimensões, considerando a comunhão com Deus, com os outros e consigo mesmo, e também com todas as criaturas e a natureza.

No grande grupo foram definidos os projetos e programas de responsabilidade em âmbito regional: Semana Missionária Regional itinerante, Escola de Assessores regional, Curso de Lideranças avançado regional, Retiro para lideranças, juntamente com as reuniões regionais e provinciais e formação de multiplicadores nas províncias.

Após, cada diocese se reuniu e elencou os indicativos de operacionalização na diocese, nas paróquias e nos grupos, a fim de iluminar o plano de evangelização da juventude diocesana. Por fim, foi realizada a aprovação do calendário 2016, avaliação do encontro e celebração de envio, voltada ao compromisso e ao cuidado com a vida.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Por Daiane Madruga | Eaí? Tchê

Compartilhe

Notícias mais lidas

Notícias da Solidariedade

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.