>
>
>
Corpus Christi: celebração de doação e partilha

Corpus Christi: celebração de doação e partilha

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida recebeu a comunidade para a solenidade da instituição da Eucaristia   “Sejamos hóstias vivas nesse

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida recebeu a comunidade para a solenidade da instituição da Eucaristia

 

“Sejamos hóstias vivas nesse mundo que tanto precisa”. Este foi o convite de dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, durante a celebração de Corpus Christi, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira. “Que Cristo nos dê força e coragem para que possamos nos doar como Ele se doou”, complementou o arcebispo. A solenidade de Corpus Christi, vivenciada por toda a Igreja, celebra o Corpo e o Sangue de Cristo e envolveu as 53 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo para fazer memória ao sacrifício de Jesus Cristo ao se doar através da Eucaristia.

 

Uma aliança de amor

Durante a sua homilia, dom Rodolfo destacou a doação de Jesus Cristo – que dá o seu corpo e sangue – e motivou a partilha a partir da Eucaristia. “Somos felizes porque, a partir da instituição da Eucaristia, Deus estabelece essa aliança de amor conosco. E a garantia dessa aliança é o sangue do próprio Cristo que se ofereceu e oferece cada vez que celebramos esse mistério”, colocou e acrescentou, também, que a Eucaristia é um alimento para a vida e deve motivar as atitudes de quem comunga. “A ideia é que esta nova aliança mate o que é velho e instaure um novo tempo. A Eucaristia existe para nos tornar semelhantes a Cristo. Aquele que comunga está em Cristo e deve, portanto, buscar agir como Ele”, enfatizou o arcebispo.

 

Depois da celebração, a comunidade se envolveu na tradicional procissão ao redor da Praça Marechal Floriano e refletiu, através de músicas e textos, sobre a valorização da família, a importância de celebrar a paz e, ainda, o acolhimento aos jovens.

 

Tapetes: passagem para o Cristo

Os tapetes de serragem, que tradicionalmente abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico, assumem, a cada ano, formas e cores diferentes, de acordo com a realidade vivida pela Arquidiocese. Em Passo Fundo, as paróquias Santo Antônio, São José, São Vicente de Paulo e São Francisco de Assis confeccionaram os tapetes com serragem, papeis e tintas para acolher a passagem do Corpo de Cristo nas procissões. Na região, as cidades de Pontão, Camargo, Guaporé, Tapejara, Marau, Carazinho e Tapera também realizaram a atividade. Além dos tapetes, parte das paróquias motivou, ainda, a doação de alimentos não perecíveis, cobertores e de roupas que serão encaminhadas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Significado

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. “O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente”.

 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.