>
>
>
Cooperativismo, empreendedorismo e sucessão rural

Cooperativismo, empreendedorismo e sucessão rural

Coopervita é destaque de inovação e determinação há 25 anos Localizada em Vila Campos, interior de Tapejara – RS, a

Coopervita é destaque de inovação e determinação há 25 anos

Localizada em Vila Campos, interior de Tapejara – RS, a COOPERVITA – Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida Ltda., vem transformando a realidade das famílias do local. A cooperativa é uma organização de agricultores que busca a produção coletiva de alimentos para a geração de renda às famílias envolvidas, incentivando a permanência destas, e especialmente dos jovens, no campo.

O início se deu em 1991, ainda como Condomínio Rural São Domingos, com 13 famílias, mas depois se transformou na Cooperativa. Com o tempo, a Coopervita investiu na organização do espaço, da produção e nos associados, firmando diversas parcerias que possibilitaram aumentar o trabalho e chegar a mais de 700 sócios que, hoje, compreendem a importância da organização em grupo e percebem que a iniciativa é um importante fator de manutenção de seus filhos na comunidade.

Marcelo Valmorbida, um dos coordenadores, revela que a Cooperativa segue os princípios da Economia Solidária e autogestão, tendo como carro chefe a produção de alimentos saudáveis, nos princípios da agroecologia, incentivando inclusive projetos junto a movimentos sociais que buscam a redução do uso de agrotóxicos. Segundo ele, são várias as atividades, como recolhimento de leite, agroindústria de doces e conservas, grupos de produção de frutas e hortaliça, agroindústria de panificados. Destaca a criação da marca “Doce Sabor” a qual está em todos os produtos produzidos pela cooperativa. Também atua em parceria com outas entidades na entrega de alimentos para o PNAE às escolas na região de Passo Fundo.

Para o futuro, a cooperativa projeta alternativas para reativar o setor de aves caipiras e criar novas estratégias para o setor de suínos. A Coopervita é uma organização de referência regional e serve como modelo para outras iniciativas. Para Evaldo Gaiardo, sócio fundador “É gratificante ser um membro associado da Coopervita, pois ela trabalha e defende os pequenos agricultores, criando iniciativas e oportunidades a todos a fim de evitar a exclusão das pequenas propriedades, gerando trabalho e renda”.

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, que incentiva o grupo desde seu nascimento, é testemunha de como o grupo tem estimulado e fomentando a organização, a geração de trabalho e renda, e o resultado que tem dado na manutenção da mão de obra do jovem no meio rural. “Andando pelos diversos setores da Coopervita, encontramos jovens, mulheres e homens já vividos, nos setores administrativo e contábil, produção, beneficiamento e transporte. Todos agricultores, com capacitação técnica, formação e conhecimento de tudo o que acontece. É uma bonita experiência que serve de referência e precisa ser incentivada”, afirma Luiz Costella, da Cáritas Arquidiocesana.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

Compartilhe

Notícias mais lidas

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese
Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.