>
>
>
Congresso Estadual de Teologia: interpretar profeticamente o presente e vislumbrar novos itinerários para o futuro

Congresso Estadual de Teologia: interpretar profeticamente o presente e vislumbrar novos itinerários para o futuro

Com o tema “Luzes à Teologia e à Pastoral a partir das Constituições do Vaticano II”, aconteceu o Congresso Estadual

Com o tema “Luzes à Teologia e à Pastoral a partir das Constituições do Vaticano II”, aconteceu o Congresso Estadual de Teologia, nos dias 21 e 24 de outubro, reunindo teólogos, professores, estudantes e pesquisadores das diversas faculdades de teologia católicas do Rio Grande do Sul, na Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). O lema do Congresso era: “Sociedade, Revelação, Igreja, Liturgia: interpretar profeticamente o presente e vislumbrar novos itinerários para o futuro”.

O evento incluía conferências, debates, momentos de silêncio para reflexão individual, apresentação de comunicações científicas, orações e celebrações eucarísticas e momento artístico. Uma inovação foi a adoção da Metodologia da Conversa no Espírito durante as tardes de terça e quarta-feira.

O Congresso contou com renomados teólogos. Jorge Costadoat fez duas conferências: a de abertura abordando os contextos do Vaticano II e sobre a “Lumen Gentium: contexto, texto e impactos na América Latina. Victor Gaudino Feller, abordando a Dei Verbum, dissertou sobre “O Primado da Palavra de Deus na teologia e na pastoral”. Maria Cristina Padilha tratou sobre “Sacrosanctum Concilium: resgate, interpretação e perspectivas teológicas e pastorais numa Igreja chamada à sinodalidade profética”. Por fim, Luís Carlos Susin tratou da temática “Não é do mundo mas está no mundo: a Igreja em suas relações com o mundo de hoje desde a Gaudium et Spes”.

Estudantes e professores da Itepa Faculdades participaram ativamente do encontro ajudando na coordenação, conduzindo momentos de oração (Ofício Divino das Comunidades e Missa), apresentando comunicações científicas, ajudando na Conversa no Espírito como facilitadores e secretários. O Grupo de Espiritualidade e Estudos Re-Vivendo Dom Helder Camara e o Grupo de Pesquisa Teologia, educação e justiça social (Economia de Clara e Francisco) também fizeram comunicações científicas.

Após a solene sessão de encerramento do Congresso, os participantes dirigiram-se ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Medianeira, onde ocorreu uma Celebração Eucarística presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria. Dom Leomar falou sobre o crescimento do número de mulheres que estudam teologia, a mudança climática e o descuido com a natureza cujos efeitos estamos experimentando, a necessidade de manter viva a esperança, de praticar os ensinamentos do Concílio e do magistério do Papa Francisco, a opção pelos pobres, entre outros aspectos. Dom Leomar também fez memória do teólogo Gustavo Gutiérrez, falecido dia 23, destacando sua importante contribuição teológica.

O próximo Congresso está previsto para 2026, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.