A segunda semana da Pós-graduação em Espiritualidade, da Itepa Faculdades, foi marcada pelo estudo da “Espiritualidade nos Evangelhos Sinóticos”, disciplina ministrada
que veio ao mundo num contexto bem específico. Ele interagiu com grupos como os saduceus que não acreditavam na ressurreição e foram responsáveis pela morte de Jesus. Os herodianos, partidários de Herodes, o Grande, que se beneficiavam e apoiavam os romanos. Os fariseus que se consideravam puros e esperavam um Messias que faria cumprir toda a Lei. Os zelotes que procuravam preservar a experiência exodal e profética. Entre eles havia um grupo chamados de sicários que queriam derrubar as autoridades pela força, e esperavam que o Messias resolveria os problemas pela força. E os essênios que pensavam semelhante aos zelotes, sua estratégia era ir para o deserto e formar comunidades que vivessem o estado de pureza e esperavam um Messias que resolveria todos os problemas de forma mágica. Mas Jesus não foi o Messias conforme a concepção destes.
cristianismo dos primeiros tempos era dos pequenos gestos, da acolhida do outro, do perdão, da partilha, como aparece no texto de At 2,42-47. Essa a espiritualidade animava as comunidades. Era o que fazia os seguidores de Jesus Cristo viver. Isso transformava o seu ser, a relação consigo e com os outros. O anúncio dos primeiros cristãos era um anúncio testemunhal. As pessoas testemunhavam aquilo que acreditavam e fazia com que as pessoas se organizassem. Mesmo diante de perseguições muitos deles preferiram entregar a sua vida negar a sua fé.
Espiritualidade foi ocupado com a disciplina de “Espiritualidade e Oração I”. A oração alimenta a Espiritualidade do Seguimento a Jesus Cristo. Para isso não basta uma repetição de palavras, mas é preciso rezar com a realidade que se vive. A oração não é uma varinha mágica que resolve todos os problemas, mas um ato de confiança em Deus. Ela precisa impulsionar para a missão, na medida em que se pede a Deus a sua graça, abrindo o coração para que seu Espírito possa conduzir a caminhada. Rezar é, também, um gesto de comunhão e ação de graças, especialmente através da vivência da liturgia, que dá graças a Deus pela sua ação e une a comunidade através da Eucaristia.Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.
Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.
Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.
Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.
Acessar
Acessar
Acessar
Acessar
Acessar
Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.
Rua Coronel Chicuta, 436 – 4º Andar – sala
401 Edifício Nossa Senhora Aparecida
Centro – 99010-051 / Passo Fundo / RS
(54) 3045-9240
Rua Coronel Chicuta, 436 – 4º Andar – sala
410 Edifício Nossa Senhora Aparecida
Centro – 99010-051 / Passo Fundo / RS
(54) 3045-9204
Copyright © Arquidiocese de Passo Fundo. Feito com por