>
>
>
COMISE de Passo Fundo presente no 13º FORMISE Brasil

COMISE de Passo Fundo presente no 13º FORMISE Brasil

  Entre os dias 8 a 11 de julho aconteceu no seminário arquidiocesano de São José no Rio de Janeiro

Foto da Catedral

 

Entre os dias 8 a 11 de julho aconteceu no seminário arquidiocesano de São José no Rio de Janeiro – RJ o 13º FORMISE (Formação Missionária de Seminaristas). O encontro contou com cerca de 200 seminaristas de diferentes lugares do Brasil. Este encontro acontece anualmente e é uma parceria entre o COMISE Brasil (Comissão Missionária de Seminaristas do Brasil), as POM (Pontifícias Obras Missionárias) e da  CNBB.  


Foi escolhido o tema: “A Missão nas periferias geográficas e existenciais” e o lema “Deus habita nessa cidade” (Sl 47,9).  O grande objetivo do encontro foi refletir a ação evangelizadora da Igreja nas realidades onde mais existem desafios: nos bairros pobres e periféricos; nas localidades onde existem violência e criminalidade; nas casas de recuperação de saúde física e mental; nas prisões entre outros espaços. Como ser Igreja viva nesses ambientes desafiadores para a evangelização?  


Diversos assessores refletiram as práticas que estão realizando nas comunidades e nos sinais positivos que surgem e em como a Igreja está priorizando essas ações. Dom Antônio Catelan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro refletiu que uma preocupação atual do papa Francisco são com as diversas periferias. Francisco percebe que o Evangelho não está chegando adequadamente a esses filhos e filhas de Deus. A irmã Regina da Costa, coordenadora da POM no Brasil,  reforçou acerca da necessária opção pessoal do agente de evangelização em ter coragem de enfrentar os medos e obstáculos que as periferias geográficas e existências causam.


Representando o COMISE da província eclesiástica de Passo Fundo e o Regional Sul III da CNBB, o seminarista Anderson Munari participou desse encontro. No seu ponto de vista, a possibilidade de interação entre diversos seminaristas e a troca de experiências missionárias serve para entender a complexidade da missão da Igreja e em como podemos pensar em uma evangelização corajosa. Existem muitos desafios, todavia, o lema do encontro “Deus habita essa cidade” nos recorda do compromisso que os batizados têm de anunciar a Boa-Nova para todas as pessoas.  

 

Por: Anderson Munari

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.