>
>
>
Coleta de Pentecostes para a missão em Moçambique

Coleta de Pentecostes para a missão em Moçambique

Sua coleta, neste dia de Pentecostes, tem um destino específico: fortalecer a missão que está em Moçambique.   São 28

Foto da Catedral

Sua coleta, neste dia de Pentecostes, tem um destino específico: fortalecer a missão que está em Moçambique.

 

São 28 anos de história e quase 70 missionários enviados no projeto Igrejas Solidárias, uma parceria entre a Igreja Católica no Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique.

 

A equipe hoje integra os padres Luiz Weber (Diocese de Santo Ângelo) e Camilo Pauletti (Diocese de Caxias do Sul) e as leigas Maria Bernardete Acadroli (Diocese de Caxias do Sul) e Maria Isabel Tromm (Diocese de Joinville – SC). Esta equipe missionária tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local, acompanhando e se integrando à comunidade da Vila de Moma, no litoral do norte de Moçambique.

 

Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral. Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam mais de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área da educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 100 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que conta com 12 turmas, 153 alunos e 20 voluntários.

 

A Coleta de Pentecostes

Para garantir a sustentabilidade da missão, a Igreja no Estado conta com a solidariedade dos fiéis de todo o Rio Grande do Sul. Na celebração de Pentecostes – este ano dias 04 e 05 de junho – todas as paróquias e capelas do Rio Grande do Sul realizam a coleta que mantém esta e outras ações missionárias. Segundo Dom Rodolfo Luís Weber, Arcebispo de Passo Fundo, “a Igreja ensina que a missão é realizada com a oração, o envio de missionários e pela colaboração financeira. O mandato evangelizar é de responsabilidade de todos os batizados, tanto em nossas paróquias como ad gentes”

 

A coleta, repassada integralmente pelas arqui/dioceses ao Conselho Missionário Regional, tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igrejas Solidárias – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também apoia a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias e com projetos missionários na Amazônia.

 

A colaboração de cada um faz a diferença e nos impulsiona para a missão, a partir desse compromisso concreto, em terras moçambicanas, junto ao povo macua. Que nossa Coleta de Pentecostes seja em todo Rio Grande do Sul um profundo gesto de amor e solidariedade.

 

ATENÇÃO: Você também pode contribuir diretamente pela conta:

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Banco Sicredi

Cooperativa: 0116

Conta Corrente: 82987-2

 

 

Fonte: CNBB – Sul 3

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.