>
>
>
CLJ reunirá lideranças paroquiais

CLJ reunirá lideranças paroquiais

Buscando preparar os jovens e casais de adultos que, em 2018, assumem as coordenações nas 22 paróquias onde o Curso

Buscando preparar os jovens e casais de adultos que, em 2018, assumem as coordenações nas 22 paróquias onde o Curso de Liderança Juvenil está presente na Arquidiocese, o Secretariado Diocesano vai realizar, neste final de semana, 16 a 18 de fevereiro, o Retiro de PSP’s – Pequenos Secretariados Paroquiais – grupos responsáveis por organizar as atividades do movimento em nível paroquial. Com estimativa de reunir cerca de 190 pessoas, o encontro será voltado para a preparação do trabalho a ser desenvolvido durante o ano, de entrar em contato com as novas Diretrizes e Bases do movimento e, também, será um momento para o jovem aprofundar a sua fé em Jesus Cristo, centro de toda a ação realizada pelo CLJ.

 

Final de semana de encontro e trabalho

O encontro, que está sendo organizado desde o início de janeiro, irá abordar, essencialmente, a missão e o chamado que cada jovem recebeu no processo da evangelização juvenil. Para isso, o retiro coordenado pelo Secretariado Diocesano, vai se constituir de palestras, oração, momentos de planejamento e laboratórios voltados para as atividades do movimento. Com o objetivo de compreender o CLJ como parte de um todo dentro da Igreja, o retiro apresentará, através da fala de dom Rodolfo Luís Weber, o Plano Pastoral da Arquidiocese e a realidade juvenil dentro deste contexto. Ainda, serão abordados o papel do jovem na formação de lideranças, a importância das coordenações na paróquia e as mudanças apresentadas pelas Diretrizes e Bases – documento que teve sua última atualização publicada em 2009.

 

Novas Diretrizes

Na apresentação do texto – que foi reorganizado e modificado por uma comissão de jovens orientada pelo Casal Bem-Estar e Diretor Espiritual do movimento -, o arcebispo metropolitano, dom Rodolfo Weber, destaca a importância do CLJ na formação de lideranças. “Desde a sua fundação até hoje, muitos jovens encontraram, encontram e vão encontrar no CLJ um espaço favorável para o desenvolvimento humano e cristão. Aprendem a amar a Deus, a Igreja, o mundo e o próximo. Tornam-se líderes na Igreja e na sociedade”. Ele acrescenta, também, que o documento é um norte para que os jovens tenham a orientação necessária na vivência do CLJ. “As diretrizes manifestam onde se deseja chegar e apontam um caminho para chegar lá. Por isso, elas são necessárias para dar rumo, orientar os dirigentes e membros do CLJ. Além do mais, expressam o carisma próprio do movimento”, complementa.

 

Guia na caminhada

Para Matheus Ferreira do Carmo, presidente do Secretariado Diocesano em 2018 e parte integrante da comissão que alterou o texto das Diretrizes, o documento, agora, vai ao encontro do que já é realizado nas paróquias e, especialmente, indica maneiras para que o trabalho seja realizado. “O CLJ atualizou suas Diretrizes e Bases, pois vimos a necessidade de uma nova visão para uma nova fase que o movimento se encontra. É muito importante que nós, jovens inseridos em um movimento com tantas paróquias e pessoas envolvidas, tenhamos Diretrizes para serem seguidas, pois não se pode colocar a personalidade de qualquer pessoa num movimento que é para todos. Precisamos de Diretrizes para nortear o trabalho e para manter a essência do movimento”, conclui.

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.