>
>
>
Cáritas recebe visita para partilha da sistematização do Fundo de Solidariedade

Cáritas recebe visita para partilha da sistematização do Fundo de Solidariedade

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo recebeu na manhã desta terça-feira (25) a visita de pesquisadores do CAMP – Centro

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo recebeu na manhã desta terça-feira (25) a visita de pesquisadores do CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional, no intuito de apresentar e partilhar a sistematização realizada em 2012 com o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese.

A pesquisa, que nasceu do interesse de mapear os Fundos de Solidariedade de todo o Brasil através da parceria do CAMP com a Secretaria Nacional de Economia Solidária e com a Cáritas Brasileira, propôs sistematizar uma experiência por região do país, a partir de critérios como a diversidade de público atendido, facilidade na replicabilidade, modelo de finanças solidárias, avaliação dos objetivos da iniciativa e modelo de gestão. A região Sul, composta por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, indicou em junho de 2012 o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo,

Talita Jabs Eger, pesquisadora econômica e educadora popular do CAMP vinculada ao Projeto “Fundos Solidários” na Região Sul, explica que o encontro desta terça-feira buscou fazer uma reconstrução da sistematização a partir de um novo olhar. “A proposta era devolver a pesquisa realizada e provocar que os grupos pudessem olhar para ela, criticar, discordar e acrescentar coisas novas, enfim, reconstruí-la a partir de uma outra linguagem”, realça Talita.

Animadores paroquiais de Caritas, doadores, gestores, beneficiarios e representantes de entidades parceiras participaram do encontro.

Para essa reconstrução e acréscimo, os participantes os animadores paroquiais de Cáritas, gestores, parceiros, doadores e beneficiários do Fundo de Solidariedade discutiram as mudanças e conquistas relevantes, o papel e a contribuição do FDS para Passo Fundo, o papel e a contribuição das instituições parceiras para o fortalecimento do fundo e a estratégia metodológica de ação, formação e gestão.

Para Angela Galera, que recebeu o apoio do fundo e depois passou a integrar o conselho gestor como representante dos projetos beneficiados, o momento mostrou o quanto o fundo transforma a vida das pessoas. “Participar de um encontro com tantos grupos que, assim como eu, receberam a ajuda do FDS, me faz ver a grandeza destas ações, motivando para ir pra frente e ser solidário”, afirma. Já Ir. Izelba Maria Volpatto, representante do Projeto TransformAção – entidade parceira do Fundo de Solidariedade, a pesquisa, a sistematização e a partilha dos dados mostram a importância e a magnitude das ações realizadas. Segundo ela, “são essas ações de doação, gratuidade e amor que nos mostram cada vez mais o quanto o trabalho conjunto é essencial”.

O Fundo de Solidariedade já comemora 14 anos de criação e dedicação no apoio de iniciativas comunitárias de formação, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, meio ambiente e inclusão social. Até 2014 já beneficiou 172 projetos e mais de 26 mil pessoas.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.