>
>
>
Assembleia Regional da Ação Evangelizadora é concluída em São Leopoldo

Assembleia Regional da Ação Evangelizadora é concluída em São Leopoldo

O segundo dia da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora no Regional Sul 3 iniciou com a oração de Laudes e

O segundo dia da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora no Regional Sul 3 iniciou com a oração de Laudes e a realização da celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.

 

Na sequência, o Pe. Paulo Nodari, coordenador de pastoral da diocese de Caxias do Sul, iniciou a apresentação da síntese elaborada e abriu espaço para a avaliação e discussão dos pontos elencados nos trabalhos realizados em grupo do dia anterior.  Aspectos relevantes como o Pacto Educativo Global, Iniciação à Vida Cristã, Cuidado com a Casa Comum, Economia de Francisco e Clara foram alguns dos pontos de reflexão dos participantes. Foi apontado ainda o fortalecimento da formação em todos os níveis como indicativo transversal.

 

Dom Frei Aloísio Dilli, OFM – bispo de Santa Cruz do Sul e integrante do grupo que organizou a síntese, lembrou que o Concílio Vaticano II nos traz um motivação para viver a Sinodalidade – “estamos reavivando, tirando as cinzas para que o calor apareça mais forte”, destacou.

 

Em consenso a assembleia optou por aprofundar o debate, para depois então, fazer a redação das pistas de ação que serão divulgadas como horizontes para a Ação Evangelizadora no Regional Sul 3.

 

Durante a manhã, ocorreu ainda a apresentação da Comissão Episcopal da Ação Sociotransformadora, que apresentou suas atividades em 2022 como meio de retomar as ações realizadas no período da pandemia da COVID19, que acentuou a necessidade de ações como o Mutirão contra a fome. Em 2021 a realização de três debates, o Grito dos Excluídos e o encontro dos bispos com representantes de movimentos sociais foram ressaltados como ações positivas. Em 2022 surge a necessidade de formação e elaboração de um projeto popular sobre o Brasil que queremos e em 2023 um processo de convergência em âmbito nacional. O bispo da diocese de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, apresentou um curso sobre a Doutrina Social da Igreja que será realizado de julho a setembro, em parceria com o Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (ITEPA).

 

Dom José Gislon, bispo de Caxias do Sul fez uma breve explanação sobre a visita Ad Limina Apostolorum, realizada no mês de maio pelo episcopado gaúcho e sobre a rica troca de experiências com os órgãos da Cúria Romana como Congregações e Dicastérios, mas principalmente, o encontro com o Papa Francisco como momento de espiritualidade e comunhão marcantes pela serenidade, espiritualidade e bom humor do Romano Pontífice.

 

Como encaminhamentos finais os referenciais de cada comissão apresentaram alguns pontos de suas atividades. O bispo da diocese de Novo Hamburgo, Dom Francisco Salm, informou sobre a realização do Ano Vocacional, de novembro de 2022 a novembro de 2023. Dom Ricardo Hoepers, bispo da diocese de Rio Grandem explanou sobre a Semana Nacional da Família e as programações relativas à Comissão da Vida e Família. O Pe. Rogério Ferraz, coordenador da Pastoral da Educação no RS, trouxe informações sobre a Jornada Pedagógica que será realizada de 19 a 21 de julho. Representando a Cáritas, Jacira Dias falou sobre a Política Nacional de Proteção, Código de Conduta Ética e Mecanismos de Salvaguarda. O bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Busin, CS – trouxe a importância da Coleta de Pentecostes para a manutenção da Missão em Moçambique. O recém nomeado bispo auxiliar também para arquidiocese de Porto Alegre, Monsenhor Bertilo Morsch, convidou aos presentes para a sua ordenação episcopal, no dia 6 de agosto em Santa Maria. O Pe. Neilor Schuster, representante do Setor Juventude apresentou o status das atividades da juventude, amplamente desafiada neste momento de pós pandemia e vazio existencial.

 

Para dar as saudações finais, a presidência do Regional fez uma participação agradecendo a presença e missão do participantes, motivando também a celebração de Envio dos Participantes realizada pelo bispo de Caxias do Sul e presidente do Regional Sul 3, Dom José Gislon. Os participantes receberam uma vela com o símbolo do Sínodo, para lembrar que estamos todos a serviço do Reino, em comunhão.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Texto: Comunicação Regional Sul 3

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Destaques, Sínodo 2021–2024

24 de fevereiro de 2026

Notícias, Notícias da Arquidiocese

23 de fevereiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.