>
>
>
As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

A Igreja no Brasil, diante das complexas realidades sociais e eclesiais de nosso tempo, de modo especial perante o desafio

A Igreja no Brasil, diante das complexas realidades sociais e eclesiais de nosso tempo, de modo especial perante o desafio da atividade pastoral no meio urbano, procura dar uma resposta concreta a fim de melhor viver o nosso chamado evangélico de anunciar a Palavra de Deus a todos. Iluminado por esse anseio, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nos apresenta As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que tem como intuído central, formar e evangelizar discípulos e discípulas missionários que vivam a sua fé à luz da opção preferencial aos pobres, do cuidado com a Casa Comum, do testemunho do Reino de Deus e da centralidade da Palavra de Deus (DGAE. nº1).

Assim sendo, o documento estrutura-se em torno da figura da casa. Nesse sentido, tal metáfora procura representar de que forma somos chamados a viver profundamente uma autêntica comunidade eclesial missionária. O nº 8 nos ensina que esta casa seja um ambiente de fé e deve ter suas portas continuamente abertas, tornando a Igreja visível nas diversas realidade onde encontra-se o povo de Deus, tornando de fato uma autêntica Igreja em saída.

Perante tal labuta, o Documento continua nos apresentando como um desafio crucial neste processo, a conversão pastoral, que em suma exige que superemos uma postura burocrática e caduca em nossas instituições eclesiais (DGAE. nº 32). Neste sentido, a Igreja no Brasil faz um profundo apelo para que possamos oferecer às pessoas um ambiente comunitário que de fato gere proximidade, irmandade e confiança. Em suma, que de fato sejamos comunidades de comunidades (Doc. 100 nº 168).

Para viver este ideal, precisamos firmar a nossa experiência de comunidade em bases sólidas que denotem a urgência em viver tal dinâmica ao passo que promova a gradual reforma de nossas estruturas e de nossa experiência comunitária. Neste sentido, as Diretrizes nos apresentam quatro pilares fundamentais. O primeiro é o pilar da Palavra, que procura por meio da Iniciação à Vida Cristã e a animação bíblica, dar o fundamento para a vida comunitária firmada nas Sagradas Escrituras (DGAE. nº88).

O segundo é o pilar do pão, onde encontramos a insubstituível importância da centralidade da Eucaristia e da Palavra de Deus, por meio da vivência litúrgica e espiritual, fixando assim tais elementos como o coração da comunidade (DGAE. nº93). O terceiro pilar é o da caridade, onde encontramos expresso o serviço pleno da Igreja àqueles que mais necessitam (DGAE. nº102). Mais do que um simples assistencialismo, aqui encontramos um profundo compromisso com a dignidade humana, de modo especial com os pobres. E por fim, temos o pilar da ação missionária, que nos indica a necessidade de vivermos um constante espírito de missão, buscando assim a vivência permanente de uma espiritualidade do encontro com Jesus e com o próximo, sendo de fato uma Igreja em saída (DGAE. nº114).

Portando, a constante conversão de nossas comunidades é um irrenunciável e importante desafio de nosso tempo. É urgente que, superemos as nossas estruturas caducas, afim de, sustentados pelos pilares possamos impulsionar em nosso ser Igreja, um constante e permanente estado de missão, em vista de uma autêntica Igreja em saída.

Ms. Pe. Rene Antonio Zanandréa
Professor da Itepa Faculdades

Gustavo Cadernal dos Santos
Acadêmico da Itepa Faculdades

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. Brasília: Edições CNBB, 2019. (Documentos da CNBB, 109).

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Comunidade de comunidades: uma nova paróquia: a conversão pastoral da paróquia. 2. ed. Brasília: Edições CNBB, 2014. (Documentos da CNBB, 100).

Fotos: Arquivo Itepa Faculdades

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.