>
>
>
Arquidiocese se prepara para acolher novo diácono

Arquidiocese se prepara para acolher novo diácono

A vocação, para Tiago André Guimarães, que é natural de Carazinho e será ordenado diácono nesta sexta-feira, 9, em Tapejara,

A vocação, para Tiago André Guimarães, que é natural de Carazinho e será ordenado diácono nesta sexta-feira, 9, em Tapejara, nasceu em meio à família. “O incentivo com as histórias bíblicas, contadas e lidas se tornaram um diferencial na minha vida”. Através delas, o jovem aprendeu não apenas as histórias, mas, também, a admirá-las e, logo, a usá-las como exemplo em sua vida de fé. “Sou fruto da experiência de fé, principalmente do seio familiar”, define.

E foi essa experiência que possibilitou que a vocação surgisse de forma natural. “Desde pequeno falava em me tornar padre. O que me chamava atenção era ver a alegria do padre da paróquia dos meus avós paternos. Quando ia visitá-los gostava de acompanhá-los nas missas para ver e falar com o padre”, lembra. Logo, a atuação junto à paróquia despertou atenção. “Alguém me perguntou se eu tinha interesse em ingressar no seminário. Isso mexeu comigo por algum tempo, até que tomei coragem e conversei com o Padre Pedro Guajardo ele que me acompanhou – juntamente com o animador vocacional que, na época, era o padre Adalíbio Barth”, relembra.

Quando foi questionado pelo padre Pedro sobre o desejo de ser padre, Tiago percebeu a necessidade de responder ao chamado de Deus. “Dois sentimentos perpassaram em mim: a insegurança diante do chamado; e a possibilidade de não apenas desejar, mas de sonhar com essa resposta”, explica o jovem que ingressou no Seminário em 2009 e, desde então, se dedica aos estudos e, especialmente, ao aprofundamento do sonho conhecer e viver o projeto do Reino de Deus.

Agora, diante de todo o trabalho já realizado, Tiago se prepara para vivenciar, com o lema “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”, a ordenação do diaconato – primeiro grau da Ordem. “Visualizo o tamanho da caminhada percorrida, os erros que me levaram ao amadurecimento pessoal e especialmente a força de tantas pessoas que me provocaram e provocam a ser melhor. Espero que o sim seja frutuoso onde eu estiver e através da unidade com a fé da Igreja, o Reinado de Deus prevaleça na minha vida e na história humana.”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.