>
>
>
Advento: o simbolismo da Coroa

Advento: o simbolismo da Coroa

A Igreja de todo o mundo se prepara para vivenciar, a partir de domingo, 01, o Advento – tempo que se

A Igreja de todo o mundo se prepara para vivenciar, a partir de domingo, 01, o Advento – tempo que se inicia quatro semanas antes do Natal e envolve a preparação de todos os fiéis para celebrar essa festa. Símbolo tradicional do período, a Coroa do Advento – que carrega quatro velas – conduz as comunidades nas celebrações. 

 

Há, na Coroa, um simbolismo especial que orienta as celebrações. Na chama da vela estão presentes as forças da natureza e da vida. Para nós, cristãos, simbolizam a fé, o amor e o trabalho realizado em prol do Reino de Deus. Velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo. Tudo isso foi levado para a liturgia do Advento. A tradicional coroa, formada por ramos naturais verdes e com quatro velas, prepara os corações para a chegada do Deus Menino. Nestas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus que vem. É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e a esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas, de Maria e de José, pelo nascimento de Jesus.

 

A Coroa é o primeiro anúncio do Natal. O verde é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus que se manifesta de maneira suprema no nascimento do Filho de Deus humanado. A Coroa é composta de quatro velas presas aos ramos formando um círculo. A primeira, lembra a conversão, a segunda, os profetas, a terceira, a alegria e a quarta, a chegada. A cada domingo acende-se uma delas, com uma oração especial. As quatro simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. 

 

Detalhes que todo cristão deve saber sobre a Coroa do Advento:

1. Tradição e evangelização: Com a sua origem numa tradição pagã europeia, os primeiros missionários aproveitaram para evangelizar as pessoas. A partir de seus próprios costumes ensinavam-lhes a fé cristã.

2. Por que deve ter uma forma circular? O círculo não tem princípio e nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, e também do nosso amor a Deus e ao próximo, o qual nunca deve terminar.

3. Usar ramos verdes naturais: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da eternidade no final de nossa vida. O desejo mais importante é querer chegar a uma união mais forte com Deus, nosso Pai, assim como a árvore e seus ramos. Evitar elementos artificiais e plásticos.

4. Composta por quatro velas: Permitem refletir na experiência da escuridão provocada pelo pecado, o qual deixa o homem cego e o afasta de Deus. Após isso, Deus foi revelando, pouco a pouco, a esperança de salvação que iluminou todo o universo, como as velas da Coroa do Advento. A luz vai aumentando à medida que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo. A luz da salvação brilha para toda humanidade. Neste sentido, assim como as trevas se dissipam com cada vela que acendemos, os séculos foram se iluminando cada vez mais com a próxima chegada de Cristo ao mundo.

5. Inclui uma vela rosada

Tradicionalmente na terceira vela da Coroa de Advento, a sugestão é de que seja rosada, visto que este dia é conhecido também como “Domingo Gaudete”, ou da alegria, devido à primeira palavra do prefácio da Missa: Gaudete (regozijem-se). Durante a Celebração Eucarística deste dia, os paramentos do sacerdote e as toalhas do altar são com detalhes rosa, simbolizando a alegria e convidando os fiéis a se alegrarem porque o Senhor já está perto.

 

Assim podemos usar uma vela de cada cor ou todas vermelhas. Três velas roxas e só a do terceiro domingo rosa, também está certo. O que tem realmente sentido é a Luz, que nos conduz à grande festa que proclama Jesus Cristo como Salvador, Sol do nosso Deus que nos visita, que arma sua tenda entre nós (Cf. Jo 1, 1-14).

 

Equipe de Liturgia
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança
Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.