>
>
>
Acadêmicos de Teologia realizam Retiro Espiritual

Acadêmicos de Teologia realizam Retiro Espiritual

Durante os dias 05 (à tarde) a 08 (meio dia) de setembro, aconteceu o retiro dos acadêmicos(as) da ITEPA Faculdade,

Foto da Catedral

Durante os dias 05 (à tarde) a 08 (meio dia) de setembro, aconteceu o retiro dos acadêmicos(as) da ITEPA Faculdade, na Casa Santa Cruz, em Passo Fundo. A partir dos destaques para o ano de 2024 do Guia Acadêmico da instituição (Uma teologia encarnada no mistério da vida; Formação humana integral e a utopia do Reino de Deus; Ser Igreja sinodal é praticar o Evangelho) nasceu o tema do retiro: Teologizar: a partir da pedagogia da encarnação, por uma formação integral, para gestar uma Igreja sinodal.

No primeiro dia fez-se um convite para deixar-se habitar pelo mistério divino pelo cultivo do silêncio e do encontro consigo mesmo como meio fundamental para aprofundar a experiência pessoal de encontro com o Senhor.

A reflexão que permeou o segundo dia teve como objetivo rezar e meditar o que potencializa o conteúdo contemplado na temática do retiro. Desta forma, foi possível refletir o discipulado cristão e o fazer teológico a partir da pedagogia da encarnação, a qual remete à imersão no contexto em que vivemos nossa fé, requer fazer da vida uma diaconia, desafiando-nos à vivência da santidade. Evidenciou-se, ainda, que teologia e santidade são um binômio inseparável. Além disso, neste dia oportunizou-se rezar a realidade da sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja, a qual implica a comunhão, o discernimento e a corresponsabilidade de todos na Igreja.

Já no terceiro dia oportunizou-se uma reflexão sobre algumas realidades que dificultam a vivência e concretização da temática do retiro. O clericalismo, nas suas mais diversas formas, a pouca valorização do fazer teológico (a “douta ignorância”) e a “globalização da indiferença” são realidades a serem superada para qualificar o seguimento a Jesus, bem como o aprofundamento teológico para estar a altura do nosso tempo. E como remédio a esta problemática, apresentou-se a misericórdia divina, encarnada na pessoa e missão de Jesus de Nazaré.

E no domingo, último dia do retiro, o objetivo foi ampliar os horizontes, refletindo e rezando alguns aspectos fundamentais para gestar uma Igreja sinodal. A partir da centralidade do Reino de Deus, concretizar sempre mais uma Igreja kenótica, samaritana, missionária e servidora da humanidade, a começar pelos “mais pequeninos”.

Dr. Pe. Mercio José Cauduro, SAC
Pregador do Retido dos Acadêmicos da Itepa Faculdades
Professor da Fapas – Faculdades Palotina, Santa Maria, RS

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.