Finalizou nesta sexta-feira, 29 de agosto, o Curso de Extensão sobre a Carta de São Paulo aos Romanos que contou com a participação de líderes leigos, religiosas, presbíteros e diáconos, entre os quais egressos, acadêmicos, professores e participantes de outros cursos da Itepa Faculdades. O Curso foi organizado pela Coordenação da Extensão e o Conselho Diretor da Itepa Faculdades, contando com o apoio das Coordenações da Ação Evangelizadora das Dioceses Associadas do Itepa.
O professor, Pe. Dr. Ademir Rubini, depois de apresentar o Apóstolo Paulo, trabalhou o texto da Carta aos Romanos mostrando o esquema teológico de Paulo: ele partia da realidade, fazia uma reflexão a partir da história da revelação de Deus mostrando que Jesus é o “ponto alto” deste processo que vinha desde Abraão, passando pela Aliança, a Lei, os Profetas… Entre os comentários, Pe. Ademir deu um destaque a frase “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Esta frase, que inspira o Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo, nos recorda que a esperança em Deus é segura e confiável e, por isso, não podemos nos deixar levar pela desesperança diante dos desafios do nosso tempo. Ao contrário, a esperança leva-nos ao empenho “em projetos que garantam ao mundo um futuro melhor” e a “reanimar a esperança”. De a fato, a esperança cristã, conecta “questões sociais, históricas e espirituais”.
Ao final do Curso, o Diretor da Itepa Faculdades, Pe. Ivanir Antonio Rampon, agradeceu a participação dos estudantes, aos que divulgaram o curso e ao professor Pe. Ademir. Também foi escutada a música: “São Paulo”. Alguns dos participantes, durante o Mês de da Bíblia (setembro), vão realizar estudos e orações sobre a Carta de São Paulo nas suas Comunidades.
Curso sobre a Carta aos Romanos: “A esperança não decepciona”