Na noite de terça-feira, 20 de agosto, a Equipe Arquidiocesana para o Sínodo promoveu um encontro com os Referenciais Paroquiais para o Sínodo. O objetivo foi rezar e revisitar o Documento Final da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos e apresentar os próximos passos da caminhada arquidiocesana.
Nos últimos meses, a Equipe Arquidiocesana para o Sínodo realizou diversos encontros de estudo do Documento Final, elaborando propostas de implementação para a realidade local. Um texto com estas propostas foi entregue ao Arcebispo e ao Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, como subsídio para a implementação das decisões sinodais.
Durante a reunião, os participantes refletiram sobre os principais pontos do Documento Final e receberam orientações sobre como organizar a oração, o estudo e as primeiras implementações do Documento nas Paróquias. Entre as atividades programadas, destacam-se:
Setembro e outubro: Formação para as Equipes Paroquiais do Sínodo e convidados, conduzida pelos Referenciais Paroquiais e Presbíteros. Elaboração de propostas para a implementação do paroquial do Documento Final; estas sugestões devem ser encaminhadas ao Conselho Paroquial de Pastoral. Algumas destas sugestões serão também apresentadas na Vigília Arquidiocesana dos Referenciais Paroquiais e Equipes de Escuta.
4 de outubro: Vigília Arquidiocesana dos Referenciais Paroquiais e Equipes de Escuta Vigília das 19h às 22h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, com a participação de integrantes do clero.
A Reunião com os Referenciais Paroquiais para o Sínodo foi marcada pelo clima de participação e corresponsabilidade, reforçando o compromisso da Arquidiocese de Passo Fundo em ser uma Igreja cada vez mais sinodal, aberta ao diálogo e atenta às necessidades do Povo de Deus.