>
>
Peregrinação quaresmal

Peregrinação quaresmal

Convertei-vos e crede no evangelho!   Iniciamos na quarta-feira de cinzas a nossa peregrinação quaresmal. A expressão peregrinação proposta para

Convertei-vos e crede no evangelho!

 

Iniciamos na quarta-feira de cinzas a nossa peregrinação quaresmal. A expressão peregrinação proposta para este tempo está em comunhão com a experiência bonita que estamos vivendo, o “ano jubilar”, que tem como lema “peregrinos da esperança.

A palavra “peregrino” vem do termo latino peregrinus, que significa “estrangeiro”, “exótico”, “estranho” ou “que vem de terras distantes”. A palavra é composta por per e agere, que significa “viajar longe”. A última acepção é significativa e dá a dimensão da nossa missão na terra. Neste mundo somos peregrinos, o nosso destino é a pátria celeste.

A expressão peregrino começou a ser usada em português na primeira metade do século XIII. Era usada para designar os cristãos que viajavam a Roma ou à Terra Santa. A peregrinação é uma atividade também das outras Tradições Religiosas que motivam seus seguidores a viajarem para locais considerados sagrados, nos quais realizam seus atos de culto. Consideramos também que toda peregrinação tem uma forte característica espiritual. Não é um deslocamento qualquer. É um caminhar transformador como é todo o ato de fé.  

Neste tempo quaresmal iniciamos uma peregrinação especial. É um caminho de quarenta dias embasado na fé e dialogante com a nossa realidade.  É um tempo de graça com algumas características especiais. Primeiro, ajuda a mergulharmos no mistério de Deus, o verbo encarnado que chega ao extremo de enfrentar a cruz, proposta dos adversários, em vista da salvação da humanidade. A expressão, “amou-nos até fim”, que marca a vida e missão de Jesus, ganha grande densidade neste tempo quaresmal. É oportunidade de compreendermos este mistério. De forma concreta a oração da via-sacra ajuda de forma direta a compreender este mistério de amor.

A peregrinação quaresmal tem também o acento da esperança que brota da fé. O cristão é uma pessoa de esperança e esta esperança se funda em Jesus Cristo e em seu amor profundo pelo ser humano como ele sugere aos discípulos “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). A esperança não é mágica ou está nas nuvens.  Ela se concretiza no cotidiano com atitudes concretas, fundadas na fé. A peregrinação quaresmal renova a esperança porque leva todos ao mistério pascal quando celebramos a vida que venceu a morte e está explicitada no túmulo vazio.

A peregrinação quaresmal convida ao compromisso que emerge da fé. Este compromisso leva à presença de Deus e do outro. Portanto, cuidado para não fazermos da caminhada quaresmal um processo intimista e individualista. A contrário disso, ela convida a abertura, ao encontro com Deus e com o outro, sobretudo pela oração e pela prática da caridade, como sugere o evangelho proposto para a quarta-feira de cinzas (cf. Mt. 6,1-6.16-20). Através destes exercícios propostos é possível vivermos os compromissos da fé e, enquanto peregrinos da esperança, aproveitarmos este tempo de graça.

Em uma terceira perspectiva a quaresma apresenta, para os cristãos o convite permanente à conversão. O rito da imposição das cinzas apresentava a motivação “convertei-vos e crede no evangelho”. A conversão é um processo permanente e se prolonga por toda a existência deste que estejamos abertos a esta graça. A grande limitação dos fariseus ao fecharem-se a boa nova de Jesus estava no fato de se considerarem convertidos, prontos diante da salvação. Evitemos este equívoco. Deus cotidianamente vai oferecendo aos seus filhos e filhas possibilidades de conversão e salvação. Sejamos sensíveis para acolhemos estes sinais. Na quaresma eles são mais explícitos.

Por fim, sugere-se a importância de algo que sinalize a peregrinação feita no tempo da quaresma. Muitas pessoas assumem um compromisso para o tempo quaresmal. É valoroso porque deixa visível que um processo aconteceu. Também um gesto concreto pessoal ou comunitário tem grande valor e assinala que algo de profundo aconteceu na peregrinação.

 

Aproveitemos este tempo de graça, façamos uma boa peregrinação quaresmal.

Compartilhe

Formações relacionadas

21 de novembro de 2025

21 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.