>
>
Proposta de formação litúrgica nas Áreas Pastorais – 2024

Proposta de formação litúrgica nas Áreas Pastorais – 2024

1. Fundamentos A Liturgia é nosso “pão de cada dia”. Por ela fixamos nosso olhar em Cristo, através do Mistério

1. Fundamentos

A Liturgia é nosso “pão de cada dia”. Por ela fixamos nosso olhar em Cristo, através do Mistério Pascal, celebrando Sua Paixão, Morte e Ressurreição. A celebração eucarística convoca e reúne em assembleia todos os fiéis, alimentando a missão de discípulos-missionários.


Sendo que a Liturgia é “fonte de onde emana toda a força da Igreja” (SC, n. 10), a evangelização autêntica acontece por meio de planos, projetos, metas e atividades pastorais que estão fundamentados nos princípios que emanam desta fonte e, por conta disso, dão sentido à ação pastoral. Na Carta Desiderio Desideravi, o Papa Francisco, ao falar da ação pastoral, assim afirma: “Não há nenhum aspecto da vida eclesial que não encontre na liturgia o seu ápice e a sua fonte” (DD, n. 37). Vemos, pois, que a ação litúrgica conhecida, bem preparada e vivenciada na sua ritualidade nos ajuda a cultivar e atualizar a nossa missão de “ser Igreja”.


Ainda na Carta, o Papa Francisco deixa claro o quanto é imprescindível a formação litúrgica em todos os níveis da vida cristã e da Igreja. Faz-se necessário recuperar o significado e o sentido pleno da ação litúrgica. Diante das mudanças culturais da modernidade e pós-modernidade, o individualismo e o subjetivismo provocaram a perda das referencialidades na vida do ser humano bem como a perda de tudo aquilo que, de modo simbólico, lhe trazia sentido à própria vida. A Liturgia, por conseguinte, ou é reduzida a observância rígida das rubricas ou transforma-se em palco para espetacularizações, enaltecendo práticas que caracterizam uma espiritualidade abstrata.


Com base nesta realidade, que atinge a todos, o Papa Francisco manifesta a necessidade de uma séria e vital formação litúrgica. Na Carta, o Pontífice expressa: “Gostaria que esta Carta nos ajudasse a reavivar a admiração pela beleza da verdade da Celebração cristã, a recordar a necessidade de uma autêntica formação litúrgica e a reconhecer a importância de uma arte da celebração que está ao serviço da verdade do Mistério pascal e da participação de todos os batizados, cada um com a especificidade de sua vocação” (n. 62).


A Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) nos recorda que “deve-se ter o grande cuidado de promover sábia e ordenadamente a devida formação do clero e dos fiéis; que as faculdades já previstas sejam levadas a efeito e as normas pastorais, correspondentes ao espírito da celebração, sejam plenamente aplicadas” (n. 396)No Diretório da Arquidiocese de Passo Fundo sobre o Sacramento da Eucaristia (n. 4) retoma-se a dimensão da formação da liturgia como meio de se realizar, de modo mais eficaz, o encontro com Cristo. Assim nos é recordado: “(…) é necessário antes de mais realizar, com a ajuda do Espírito Santo, uma adequada renovação da Liturgia, porque a Igreja vive continuamente dela e renova-se graças a ela. Um tema central que os padres conciliares frisaram foi a formação litúrgica dos fiéis, indispensável para uma verdadeira renovação” (n. 4).


O Diretório ainda, em comunhão com toda a Igreja, propõe e confirma a importância da preparação, da formação e dos demais elementos que são necessários para educar os fiéis à vida litúrgica. “Nós, cristãos, vamos à Missa aos domingos para encontrar o Senhor Ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por Ele!” (DIRETÓRIO SOBRE A EUCARISTIA, capa).


O 18º Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora, ao assumir os pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão, desafia-nos a atualizar (em cada celebração eucarística) e concretizar (na vida da Igreja e no mundo) o Mistério Pascal de Cristo.


2. Em que consiste a proposta?

No pilar do Pão, do nosso 18º Plano, assumimos várias Metas e Atividades com as respectivas responsabilidades para sua efetivação. Para 2024, a Equipe Arquidiocesana de Animação Litúrgica propõe atingir a Meta 1, do Pilar do Pão, que busca a compreensão da liturgia a partir do Vaticano II. Para tanto, apresentamos uma proposta de formação para as Áreas Pastorais, a qual será realizada a partir da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium e de outros Documentos e subsídios sobre a Sagrada Liturgia. A formação tem como objetivo oportunizar ao Clero, às equipes de liturgia e demais agentes um espaço de formação litúrgica.


A Equipe elaborará um roteiro, com metodologia e dinâmica adequadas para melhor realizar o estudo dos elementos básicos e fundamentais da Liturgia. Tudo isto em vista de ajudar a conhecer e a viver, de modo mais profundo na realidade de cada comunidade local, as celebrações litúrgicas. A proposta será elaborada e desenvolvida mediante um cronograma organizado em conjunto com as Áreas Pastorais e a Equipe. Ao mesmo tempo, a Equipe, na medida do possível, poderá organizar um projeto de trabalho a partir daquilo que cada Área Pastoral também sugerir.


Além deste trabalho, está sendo disponibilizado semanalmente (às segundas-feiras, no site da Arquidiocese) um texto formativo sobre os Cadernos do Concílio Vaticano II acerca da Constituição Sacrosanctum Concilium. Os textos têm a finalidade de repercutir os elementos fundamentais deste Documento orientativo e normativo sobre a Sagrada Liturgia, servindo como subsídio de estudos para todas as lideranças e equipes de liturgia, no intuito de auxiliar na preparação das celebrações litúrgicas.


2.1 Datas, horários e locais

A Equipe aguardará a resposta das Áreas Pastorais sobre a efetivação da proposta. A sugestão é que as mesmas possam acontecer a partir de Abril (após a Páscoa). Nisto, o Coordenador de cada Área Pastoral (após diálogo com os demais integrantes da Área) poderá informar o quanto antes a sugestão de data, horário e local que será realizada a formação. O coordenador da Área poderá entrar em contato com Coordenador Arquidiocesano de Liturgia: Pe. Claudir Pressi – (54) 99964-8909.


Desde já nosso agradecimento pela oportunidade de contribuir, dentro das possibilidades, na caminhada da vida cristã em nossa Arquidiocese.

 

 

Em Cristo,

Equipe Arquidiocesana de Animação Litúrgica.

Compartilhe

Formações relacionadas

21 de novembro de 2025

21 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.